February 29, 2020

O que fazer quando uma equipa faz um mau trabalho? Reconduzi-los no cargo



Obviamente falo da equipa da educação. É verdade que o problema da violência contra professores começou há muito tempo com a Lurdes Rodrigues mas também é verdade que os governos, nomeadamente os socialistas, são confessos admiradores da pedagogia-terrorismo, como lhe chamo, dessa ministra e, adoptam os seus princípios, sendo que foi durante a legislatura anterior, com as ofensas e modos depreciativos de falar e agir contra os professores, deste governo e, em particular, desta tutela, que o problema se agravou, estando agora num ponto tal que são reportadas agressões a professores a cada 3 dias.

Pela primeira vez em mais de 30 anos de ensino e de não ter problemas com encarregados de educação, tive, este ano, a meu pedido e com o apoio da Direcção, um dos seguranças da escola à porta de uma das reuniões de pais, com instruções para prevenir desacatos. Se não fosse o apoio da direcção e a intervenção do segurança os desacatos tinham mesmo existido.

Esta tutela não mexe um dedo a favor da paz nas escolas, do respeito pelos professores, da protecção das virtudes e do serviço público prestado pela profissão, antes pelo contrário. Se um aluno agride um professor vem a correr dizer que não deve ter sido por mal, mesmo sem saber de coisa alguma, no que só pode ser entendido, pelo pais abusadores, que se têm, o que no seu entender, são boas intenções (defender os seus princípes e princesas que têm todos os direitos e nenhum dever) não é grave agredir professores.

Pessoalmente, estou convencida que o ministro, o secretário de Estado, o primeiro-ministro, o Centeno e outros não mexem uma palha e são cúmplices por inacção desta situação porque pensam que, se os alunos e pais batem nos professores é porque estes alguma coisa de mal fizeram, como se diz das mulheres violadas, que deviam estar a pedi-las, porque se calhar mostram as pernas ou outra coisa do género quando deviam andar tapadas como no Afeganistão.

Era muito fácil acabar com a violência nas escolas: bastava responsabilizar os encarregados de educação e os alunos de modo eficaz, mas não, as pessoas que tutelam as escolas estão elas próprias contra os professores.

Avó e tios de aluno de 8 anos trepam gradeamento para sovar professora
Outro professor tentou travar a fúria dos arguidos e também foi espancado com violência. Caso aconteceu no Porto. 
Revoltados com a professora de educação física que repreendeu um menino de 8 anos os familiares resolveram acertas contas com a docente.

No comments:

Post a Comment