February 02, 2020

Livros - A amiga Genial



Já tinha ouvido falar nesta autora mas como deixei de ler romances, nunca tinha tido o impulso de comprar um livro dela. Há uma semana ou duas, entrei com a Manuela na Bertrand, demos de caras com o livro e comprei-o, porque quando uma pessoa que lê muito nos diz que o livro vale a pena temos que lê-lo. De modo que outro dia, cheguei a casa de manhãzinha, a tremer de frio e levei o livro comigo para a banheira. Li-o de rajada. Isso mostra logo que o livro é bom. Não no sentido da própria escrita ser bela, por exemplo, mas no sentido de ser uma obra muito inteligente, muito acutilante, de alguém que compreende muito bem os processos psicológicos individuais e sociais. Uma pessoa que lê bem o que se passa à volta.
Não é um livro fácil de ler, justamente por isso: está constantemente a fazer-nos olhar para nós próprios. Nesse aspecto lembra-me o Proust.
Li que o livro vai ser adaptado para filme. Não me parece uma boa ideia porque o mais importante no livro é o que é pensado e não os diálogos ou as acções, de modo que me parece que o que tem de melhor se há-de perder completamente num filme.



2 comments:

  1. Yeah!
    Eu sabia que ias gostar do livro...agora tens de ler os outros 😊

    ReplyDelete
  2. Pois gostei 🙂 mas isso de ler os outros não sei. Aquilo obriga a ir olhar para coisas do passado e como te digo, a minha relação com o passado é tangencial. Estou numa de auto-preservação. Já basta estar nas aulas e estar a ver-me em certas coisas dos alunos 🙂

    ReplyDelete