January 03, 2020

Como induzir em erro?



Na capa do JE vemos este título que dá a entender que metade dos portugueses está a favor de Sócrates no processo que ele tem com a justiça. Nas letras pequenas lê-se que metade dos portugueses contam vê-lo absolvido.









Depois vamos ver o artigo e afinal o que acontece é que metade dos portugueses não acredita que ele venha a ser condenado, isto é, não acredita na justiça, uma vez que, como se vê noutro gráfico a quase totalidade dos portugueses acredita que ele é culpado (os 12% que acreditam nele são zelotas do PS). É assim que se engana sem mentir...


2 comments:

  1. Claro que temos motivos mais do que suficientes para acreditar que não o vão condenar....já te tinha dito!
    In dubiu pro reu....o meu forte não é o Latim mas acho que é assim que se diz! Eles vão dizer que não há provas....e toda a gente sabe que ele é culpado!

    ReplyDelete
  2. A questão não era essa mas o facto dos jornais fazerem títulos que distorcem completamente as notícias para enganar as pessoas. Como aquele que tinham sido mandados 1000 professores para as escolas em Novembro e Dezembro a fazer entender que são reforços quando são colocações muito tardias de horários.

    ReplyDelete