December 27, 2019

Só para pôr as coisas em perspectiva




Desde que fiquei doente, há dois anos, gasto tanto dinheiro na farmácia que me oferecem presentes de Natal...
No entanto, não é na farmácia que faço as maiores despesas de saúde, mas nos hospitais, a fazer exames médicos. Hoje foi mais um dia em que a Leitão/Costacenteno impediram que me devolvessem o que me é devido pelas facturas que envio para a ADSE dos exames e consultas, apesar de descontar, religiosamente, todos os meses, mais de 3% do meu salário para esse fim.
Entretanto o primeiro-ministro vem dizer mensagens de Natal com promessas, garantias... mas os factos estão diante de nós e não são o que ele diz...


Mortalidade materna: afinal morreram mais mulheres entre 2016 e 2018, revela a DGS

Lemos o artigo, que é um dos poucos que o Público deixa ler para quem não é assinante (o que nos faz logo desconfiar que é um artigo propaganda encomendado) e o que lá vem escrito é vergonhoso: dá-se a entender que as mulheres morreram por culpa delas; ou têm filhos com mais de 35 anos ou têm doenças e não deviam ter engravidado. Lê-se e nem se acredita.
A certa altura diz-se no artigo que há mulheres que tiveram complicações fora dos hospitais... pois, o mais certo é não terem tido ambulâncias para lá chegar ou viverem em sítios onde fecharam os hospitais, ou não terem dinheiro para ir ao médico ou não terem médico de família e outras indignidades deste género que têm crescido exponencialmente no governo Costacenteno.

Eu nasci num tempo em que as mulheres tinham muitos filhos. Os últimos nasciam já as mulheres tinham passado os 35 anos. Em minha casa somos sete irmãos. Os meus três irmãos mais novos nasceram já a minha mãe tinha mais de 35 anos. A última nasceu tinha ela 43 anos. Isto há dezenas de anos... Vir agora alegar que é essa causa das mortes como se a medicina estivesse parada em meados do século que passou... a questão é que regredimos nos índices da saúde que mostram o nível de desenvolvimento a regredir, o que bate certo com as desigualdades a crescer e o rombo nos serviços públicos às ordens do Costacenteno.

Depois, o primeiro-ministro (e o Presidente que o apoia em tudo) vem dizer mensagens de Natal com promessas, garantias... mas os factos estão diante de nós e não são o que ele diz...

2 comments:

  1. Tens toda a razão! O acesso aos cuidados de saúde não é para toda a gente, como está previsto na nossa Constituição.
    Eu andei de Herodes para Pilatos até arranjar um Fisiatra em condições que, a troco de 36€ por sessão me resolver , usando ondas de choque (não comparticipadas pela ADSE) o meu problema no músculo da anca. Fiquei bem mas tive de gastar quase 200€ que sairam direitinhos do meu bolso. Se não tivesse esse dinheiro, não tinha outro remédio senão o de andar a coxear e cheia de dores....
    Vergonha!

    ReplyDelete
  2. É o lema do Almeida Santos, aos amigos tudo, aos inimigos, nada e aos outros aplique-se a lei. Os amigos estão acima da lei, os inimigos abaixo e os outros sujeitam-se a leis distorcidas para prejudicar.

    ReplyDelete