December 21, 2019

O apoio à banca evitou o colapso que quem, ao certo?




Evitou o colapso dos banqueiros. Preferia um título que dissesse, 'o apoio às famílias evitou o colapso do povo'.

1º - o dinheiro dos contribuintes para apoiar a banca, não evitou que as desigualdades crescessem. Logo, a quem interessa que a economia melhore desta maneira, que é a maneira de escoar todo o dinheiro para a banca? A Marcelo e a seus amigos? Não ao povo que é quem paga estes roubos e depois não tem acesso aos serviços.

2ª - se o mau governo da banca foi a razão de tanto dinheiro perdido, porque é que os banqueiros continuam nos lugares, uns, outros a ser nomeados pelo governo para outros bancos e outros, que roubaram milhares de milhões, continuam nas suas vidinhas sossegadas, sem devolver um tostão de tanto dinheiro roubado e sem ir presos? Isso também evita o colapso da economia?

3ª - fala-se aqui do apoio à banca no pretérito como se fosse coisa do passado mas agora mesmo o Costacenteno vai enfiar mais 1200 milhões no Banco bom -que faria se fosse mau?- de modo que isto não é um apoio a banca é a mesada dos banqueiros. Enquanto isso, tem 50 milhões para aumentar 600 mil funcionários públicos, à semelhança do que fez no ano passado. No entanto, o Parlamento gasta 83 milhões de euros em 2019 e dá 25,3 milhões aos partidosMais: Os gabinetes do governo custam 73,2 milhões e vão ser aumentados quase 14%. Os funcionários públicos, 0%

O Presidente vive no la la land e tem sido cúmplice de todas os desvios deste governo.
18 mil milhões foi o que se perdeu em corrupção no país, segundo o estudo The costs of corruption across the EU publicado em 2018 pelo Parlamento Europeu - o custo estimado da Corrupção em Portugal é de cerca de 7,9% do PIB, o que equivale a qualquer coisa como 18,2 biliões de Euros (18,200.000.000,00 Euros).

Ahh! E o apoio à banca não foram 18 mil milhões, foram 25,5 mil milhões!

O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o encargo de 18 mil milhões de euros para o Estado apoiar o sistema financeiro na última década "não foi uma boa solução", mas evitou o "colapso da economia nacional".


2 comments:

  1. Se tivessem deixado falir o primeiro (BPN) e terem tratado o assunto como PRIVADO que era os restantes não teriam aparecido... mas era o problema do risco sistémico... e o resultado está à vista. Condenados? Um ou dois. Presos? Nenhum!

    ReplyDelete
  2. Seja como for o assunto não foi resolvido, só foi piorado. Agora é um poço sem fundo para onde atiram todo o dinheiro que produzimos e o pior é que ninguém é responsabilizado, nem os da banca nem os políticos que os alimentaram e alimentam.

    ReplyDelete