December 03, 2019

No teste do PISA continuamos acima da média da OCDE




Só faço notar duas coisas:

1. Os professores que puseram estes alunos a ter bons resultados neste teste e nos anteriores fomos nós, os tais professores com mais de 50 anos de quem se diz que resistem à mudança, que estão desfasados da realidade, que não sabem trabalhar, que não sabem dar aulas e tal e tal....

2. O factor que mais influenciou os maus resultados dos alunos é a sua situação socioeconómica, coisa que nenhum professor pode resolver. É trabalho dos políticos mas não o sabem fazer e como não o sabem fazer culpam os professores dos chumbos e mandam passar todos de qualquer maneira.

Só mais uma coisinha: o ministro saiu da hibernação para dizer mal do anterior. É só o que ele sabe fazer: destruir e ser contra que é uma coisa que não percebo e muito menos num ministro da educação. Resta ver o resultado das políticas destrutivas que está a implementar, ou melhor, o secretário de Estado porque ele é mais de estar na boa e não se chatear.
O Crato, de quem não gostava porque estava no exagero oposto ao destes, pelo menos tinha respeito pelos alunos e não os tratava como atrasados em quem não vale a pena apostar e é melhor passar de qualquer maneira.
Agora a avaliação das escolas tem como critério a inclusão, que é o mesmo que dizer, vão ser avaliadas pelo número de passagens e de chumbos. Já há escolas onde os DTs têm ordens de pressionar os colegas antes das reuniões para só darem positivas e passarem os alunos de qualquer maneira. Deve ser isto que chamam a cultura de excelência.
O secretário de Estado deve ter notado que a Finlândia, desde que adoptou as pedagogias que ele agora imita, não tem deixado de escorregar na escada... no entanto, tenho a certeza que o senhor não vai tirar daí nenhuma ilação.



PISA 2018. Desempenho dos alunos portugueses piora na leitura e nas ciências, estabiliza na matemática e mantêm-se acima da média da OCDE

A situação socioeconómica dos estudantes foi, mais uma vez, um fator com influência no desempenho dos alunos nas áreas da Leitura, Matemática e Ciências em Portugal. A conclusão é do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) 2018, o estudo internacional trienal que avalia a literacia dos alunos de 15 anos de idade nestes três domínios.

2 comments: