December 29, 2019

Livros - uma colecção real




Estou a ler este livro que me ofereceram no Natal. O livro é sobre a colecção real da coroa britânica. O que é interessante, para além das obras que não estão expostas ao público, é a lógica da apresentação das obras. Uma vez que os reis ingleses começaram a adquirir obras ainda em franco período medieval e que as obras adquiridas ou encomendadas reflectem, o gosto do monarca, as suas ambições políticas, num sentido muito lato, e as intenções por detrás da sua aquisição e exposição nos palácios, o livro segue a ordem cronológica da colecção e vai integrando os objectos nos acontecimentos sócio-políticos da história inglesa. Depois, como as obras e objectos não foram adquiridos para serem expostos como num museu, ainda se encontram nos sítios para onde foram pensadas. Estão a uso, como os objectos que temos em nossa casa. De modo que o livro mostra-nos obras que nunca veríamos, no seu contexto apropriado, o que permite uma apreciação ao mesmo tempo estética e contextualizada das peças.

O livro é muito bom. Os ingleses e os franceses têm muitos livros dele género, a aproveitar os séculos de história rica e atribulada. Infelizmente, nós portugueses, tendo séculos de história extremamente interessante, com episódios e pessoas surpreendentes e também atribulada com personagens fascinantes, não investimos muito na sua divulgação e quando o fazemos é para publicar meia dúzia de livros patrocinados para um círculo fechado de meia dúzia de pessoas, sem venda ao público, como se a cultura fosse um luxo só para alguns, o que efectivamente o é... uma pena... depois queixam-se que o povo é inculto: se não lhe dão alimento a não ser lixo televisivo as pessoas não comem a não ser junk food televisiva...
Ultimamente começa a haver alguma coisa, sobretudo biografias, mas ainda pouca.



3 comments:

  1. Parece muito interessante principalmente para quem gosta de livros de arte, como tu....

    ReplyDelete
  2. Há uma escritora inglesa que eu gosto muito - Phillipa Gregory - que escreve belos romances sobre a época das casa de York, Lancaster e Tudor.
    Tenho-os todos!

    ReplyDelete