December 23, 2019

Compensar 🧀




Hoje gastei dinheiro a comprar o Público porque queria ler o artigo de Tavares sobre o livro de Fernãdo Venãcio, Assim Nasceu Uma Língua, que fiquei com vontade de ler para saber de onde vem, afinal, o til, que usamos a torto e a direito em tudo quanto é palavra.

Entretanto vi o resto do jornal. Até à página 12 aparecem artigos de página inteira a fazer o elogio de Costa de uma maneira que até um acólito do PS como o mastim, que também lá aparece, pensaria vergonhosa. Ouviu senhor Ferro Rodrigues? Vergonhosa. Vergonhosa. Vergonhosa. Vergonhosa.

Na página 16 mais um artigo certamente encomendado e calculo que pelo nosso secretário de Estado do ensino não superior porque imita a ladainha que ele repete  ad nauseam para pseudo-resolver os problemas no papel e não ter que resolver nenhum a sério.

São duas páginas inteiras de uma suposta sumidade inglesa que vem dizer aos portugueses que os alunos abandonam o ensino superior porque "odeiam as matérias" e porque "os professores não compreendem que são eles a causa do abandono dos alunos" e que a solução é "começaram a ouvir as suas histórias" e a ajustar as matérias àquilo que esses alunos gostam e querem.

Nunca vi tanto senso comum numa suposta sumidade.

Aliás, a suposta sumidade só vê duas causas para o insucesso e abandono de 30% dos alunos nos dois primeiros anos de faculdade: ou os alunos têm pouco dinheiro para sustentar o estudo ou isso deve-se à incompetência dos professores que os vê como maus alunos. Não lhe passa pela cabeça que, se calhar, são mesmo maus alunos e que, se calhar, isso deve-se aos estragos que têm feito no ensino básico e que estão agora a exportar para o secundário. E que as coisas ainda vão piorar. Sobre isso é proibido falar.

Enfim, para não ficar mal disposta num dia que está a ir bem fui comer um queijinho pequenino aqui de Palmela, daqueles amanteigados que não existem em mais parte nenhuma do mundo e engordam 3 quilos à hora...

É por estas coisas que os jornais estão com dificuldades e que não compro uma balança...

2 comments:

  1. Se essas sumidades sumissem...!

    ReplyDelete
  2. Isso é que era de valor! Elas e os que as contratam para fazer propaganda contra os profissionais.

    ReplyDelete