November 09, 2019
Diário de bordo
Estou a ficar muito cansada. Não medi bem o esforço do que significa dar aulas a 4 turmas, várias do 10º ano, com direcções de turma, cheias de problemas. Parecendo que não, já lá vai quase um ano e meio a lutar ininterruptamente contra este cancro, com tratamentos muito agressivos e medicamentos de grande toxicidade. A toxicidade afecta a respiração, o fôlego, o cansaço e o stress associado à própria doença...
O tempo legal da DT não me chega para tratar de tantos problemas que as turmas têm. Passo o tempo a correr, escada acima, escada abaixo. E isto tendo em conta que tenho um horário muito bom, feito a pensar nos efeitos da minha doença. Depois é o trabalho com as turmas com um programa que foi alargado e modificado à pressa, onde tenho que produzir os materiais que não vêm no livro. A preocupação em fazer o trabalho bem feito. Uma pessoa gere a sua ansiedade e tem também que gerir a dos alunos. E o stress que vem associado com certos problemas. Hoje acordei às 3 da manhã e depois às 5 de modo que em vez de acordar descansada, acordei cansada. E vou começar a dar uma aula de apoio em cima disto. Este fim-de-semana e princípio da próxima, tenho os testes para corrigir. Para a semana, tratamento, para a outra exame médico...
Subestimei a carga de trabalho. Como não quero que a minha doença afecte o meu trabalho nas aulas, mantenho um nível de energia muito alto - aliás sem isso não se consegue pôr turmas do 10º ano a reflectir e discutir assuntos de filosofia durante uma hora e meia.
Porque no ano passado tive as turmas do 11º ano que são turmas que já se adaptaram, ao secundário e à escola e com quem tinha uma relação de trabalho já muito boa e, como pude descansar uns dias a meio do período, não me apercebi da carga que isto é e do preço que o corpo paga, tendo em conta o contexto da doença e dos tratamentos.
Estou a ficar muito cansada e ainda não chegámos àquela altura do 1º período em que não temos mãos a medir.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Activei a moderação dos comentários e o comentário agora não entra, mesma desactivando-a... ainda não sei bem mexer nesta plataforma.
ReplyDeleteMuita força e coragem!
ReplyDeleteObrigada 🙂
ReplyDelete