November 21, 2019

A insanidade dos poderes da escola pública




Falo no meu caso mas é idêntico a milhares deles. Estamos na altura de maior trabalho do período. Estou a fazer avaliações orais ao 12º ano e já tenho a parte escrita dos trabalhos no mail para corrigir. Para a semana tenho testes para fazer a três turmas do 10º ano. São testes só de exercícios lógicos de modo que tenho que fazer versões diferentes, duas para cada turma, o que equivale a fazer seis testes para três turmas. O programa é novo e o livro do 10º ano não tem toda esta matéria da Lógica de modo que tenho estado a fazer o material de apoio ao estudo com fichas de exercícios o que me leva horas de trabalho. Como se isto não bastasse, o tempo legal para as DTs não chega, nem de perto nem de longe para todos os problemas que surgem. Hoje, na hora e meia dedicada ao trabalho para a DT, respondi a uma email de uma mãe com uma queixa, telefonei para duas encarregadas de educação sobre problemas dos respectivos filhos, fui à secretaria tratar de um processo, escrevi duas cartas para encarregados de educação e justifiquei as faltas de três alunos. O resto, que são cerca de 12 tarefas, 4 delas urgentes, ficou por fazer. No meio deste volume de trabalho deram-nos, há uma semana, umas fichas de actualização de dados pormenorizadas, para entregar aos encarregados de educação, para que preencham e devolvam, para nós, DTs, introduzirmos todos os os dados dessas fichas numa plataforma (ordens do ME, ao que me disseram), o que leva dias e dias seguidos a fazer, não fazendo mais coisa alguma.  Para fazer até ao fim do mês. Há meia dúzia de computadores para todos fazermos isto a um milhar e meio de alunos depois de eles se lembrarem de trazer as fichas preenchidas... é a insanidade total. Mas é suposto abandonar o trabalho com os alunos, não fazer avaliações, não tratar dos problemas reais dos alunos, ignorar os pais, não fazer fichas nem testes, para nos sentarmos dias seguidos a uma secretária a introduzir dados numa plataforma como se fossemos trabalhadores administrativos???
Mas está tudo louco??

No comments:

Post a Comment