Quem não mora aqui não sabe, mas de cada vez que chovia mais -e nem era preciso serem chuvadas destas- a baixa de Setúbal ficava inundada. A água entrava nas lojas, nas garagens. Os túneis de automóveis tinham de fechar -um ano afogou-se lá um homem num carro. Porém este ano que chove que deus-a-deu não houve inundações. Houve pequenas coisas, quedas de algumas árvores, mas nenhuma catástrofe como era costume há uns anos. Isso deve-se a uma zona que os locais chamam 'A Várzea' e que se vê aqui nestas imagens de drone.
A Várzea teve obras de engenharia e hidráulica de maneira a funcionar como um local de retenção de águas que depois vai libertando aos poucos para uma ribeira. Li na página da Câmara, no FB -onde fui buscar estas imagens- que mesmo após estas chuvadas ainda vai em 20% apenas da sua capacidade total de retenção de água.
Uma obra desta Presidente acutal, penso, do outro mandato anterior. Uma obra invisível aos olhos de um leigo -é um campo que ali está numa ponta da cidade-, mas que foi muito bem feita e evitou tragédias que vemos acontecer, infelizmente, em outros sítios.




No comments:
Post a Comment