January 27, 2026

Bem, vamos lá ver o debate entre Seguro e Ventura

 

Apesar de já ter decidido jogar pelo seguro (pun intended) e só mesmo uma grande calamidade da parte dele me fará não votar nele, apesar de achar que ele não tem perfil para o cargo. Espero enganar-me.

Estou aqui a escolher um canal para ver mas é difícil porque só vejo comentários irrelevantes. Estou a ver os três entrevistadores. Dois deles não são adequados para um debate destes. Demasiado facciosos.

(o Ventura é um retórico de excepção. As ferroadas dele são todas eficientes. Não falha uma 😁)

O Seguro está a aguentar-se bem.

Agora estão outra vez a falar de saúde, pela 31ª vez, pois em todos os anteriores debates falaram disto.

Estou à espera que falem na defesa porque o próximo presidente é o comandante Supremo das FA e estamos numa situação dramática em termos internacionais.

Estou à espera que falem sobre representação externa: o papel de Portugal na UE, as relações com os Palops, etc.

Estou à espera que falem na hipótese de crises institucionais: quais os cenários que pensaram e o que fariam.

Perguntam a Seguro se promulgaria a entrada de 500 mil imigrantes ilegais, sem papéis (não sei como sabem se não têm cadastro de não têm papéis...) como fez Espanha e ele diz, "bem, se precisamos de imigrantes...' Isto preocupa-me. A ideia que tenho é que Seguro assina de cruz tudo desde que um governo lhe diga que é preciso. Foi assim que ele apoiou o PPC quando este quis tirar-nos definitivamente o subsídio de férias e Natal. Isto preocupa-me muito. Seguro reduz a questão da imigração a contribuições sociais, mas sendo ele Presidente, é responsável pela coesão social, pela sobrevivência cultural dos portugueses, pelo futuro. Seguro continua a falar mal do assunto e cada vez se enterra mais. A visão dele de que somos uma espécie de asilo universal preocupa-me. Muito. Ele tem a mentalidade de António Costa nesta questão. E agora fala com paternalismo ao Ventura em vez de o combater pelas ideias. Não gosto de Seguro.

Agora Seguro diz que gastar 5% em defesa lhe parece muito, porque não está cientificamente provado. Quanto mais o ouço pior. A tudo diz que nim.

Estou a ver os comentários da SIC Notícias. O petit Costa tem zero objectividade. Maria João Avidez sabe ver os acontecimentos com objectividade e perspicácia e apresenta razões válidas para os seus comentários. Ela acha que nenhum deles pescou votos onde não tinham. Também acho. E estou aqui a pensar se vou votar em branco.

Como é que o petit Costa e Baldaia põem Seguro a ganhar o debate? Por total falta de objectividade porque ele esteve mal. Baldaia, em vez de estar a comentar o debate, está a argumentar os argumentos de Ventura. Péssimo. Parece que lhe pagaram para ser mau comentador.

Quem também esteve mal foram os entrevistadores. Não perguntam sobre  defesa, não perguntaram sobre a guerra na Ucrânia, não perguntaram sobre as oscilações das placas tectónicas geopolíticas, não perguntaram sobre as nossas relações com os PALOPs. Fizeram perguntas para criar choques.

Ventura tem razão quando diz que Seguro será eleito apesar de si mesmo. E Ventura não estragou a narrativa de Seguro. Ele encarrega-se de fazer isso sozinho.


No comments:

Post a Comment