December 23, 2025

Porque não põem Moscovo às escuras?


E São Petersburgo.


@KyivPost

Durante a noite, as forças de Putin lançaram mais de 600 drones e dezenas de mísseis contra a Ucrânia, com as instalações de energia no oeste do país sofrendo os danos mais graves.

Atualmente, há cortes de energia em toda a Ucrânia, deixando milhões de pessoas sem eletricidade.

14 comments:

  1. Porque se calhar é difícil

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é difícil, não. Os ucranianos têm destruído refinarias e centrais que estão muito para lá de Moscovo, cirurgicamente. Se calhar têm falta de armas porque o apoio do Ocidente anda sempre atrasado e o dos EUA já acabou há muito tempo.

      Delete
  2. É isso, falta de armas. E de soldados. No ocidente todos se prontificam a enviar armas mas a morrer que morram os ucranianos. Só o falar-se em serviço militar obrigatório já levou a muitos protestos. Na guerra sofre-se muito, é sempre preferível vender as armas e ficar de fora. Isso é confrangedor.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você parece querer muito que a Ucrânia se renda à barbárie russa.

      Delete
    2. A Senhora Dra prefere que morram aos milhares ucranianos e russos para gáudio de quem vende armas?
      Já imaginou um camião frigorífico cheio de jovens mortos? Dispõe-se a enviar para lá familiares e amigos ou prefere que morram os ucranianos e russos. Jovens de 20 anos. Se a NATO não se expandisse a Leste como seria?

      Delete
    3. É preciso estar sempre a dizer o óbvio? Se a Rússia sair da Ucrânia não morre mais ninguém e a guerra acaba. Se a Rússia não sair e a Ucrânia se render a Ucrânia acaba, enquanto país independente e enquanto povo.

      Delete
    4. Se a NATO não tivesse entrado na Ucrânia....

      Delete
    5. Não diga disparates constantemente. Faça um intervalo. É Natal. Vá comer rabanadas ou isso.

      Delete
    6. Já comi rabanadas. Talvez demais mas agradeço o conselho.
      À questão da NATO sei que é difícil responder. Os maus, e os que dizem disparates, são sempre os outros. E, claro, eles pensam o mesmo de nós. Sem tentar compreendermo-nos mutuamente não há paz. Enquanto forem os outros a morrer e...alguns a lucrar ... é lá com eles. A nós só nos compete acirrá-los e permanecer longe. É o que penso e gosto de ouvir quem tem argumentos contrários. Embora os seus comentários nem sempre sejam argumentos, limita-se a chutar para canto, ou para as rabanadas.

      Delete
    7. Tenho centenas de posts a argumentar a questão da guerra da Rússia na Ucrânia sob todos os pontos de vista.

      Delete
  3. "Tenho centenas de posts a argumentar ..." Incluem a análise do papel da NATO?

    ReplyDelete
    Replies
    1. O papel da NATO... qual papel? O da sua existência ofender assassinos mafiosos, colonialistas e imperialistas?

      Delete
    2. As suas análises são profundas e mostram grande conhecimento dos factos. Confesso que não acompanho os acontecimentos com tanta atenção.
      Apesar disso, tenho opinião diferente sobre o papel da NATO. Era de prever o que viria a acontecer com o alargamento a leste da NATO, sobretudo se entrasse na Ucrânia e Geórgia (recordar o caso da Líbia e outros).
      Quanto a pôr Moscovo às escuras, penso que isso conduziria, com grande probabilidade, a uma guerra nuclear. E depois nem os defensores da guerra sobreviveriam. Que lhe parece?

      Delete
    3. Qual é o objectivo de pensar os problemas ou discuti-los quando as pessoas não estão ao corrente dos factos? Ou recusam vê-los?

      A NATO não está na Ucrânia e o país mais forte da NATO tem acordos com a Rússia, contra a Ucrânia - e contra a UE também. Aliás, os ucranianos, antes de 2022 eram contra a entrada do país na NATO. Queriam ser neutrais. Não repararam no FACTO de Putin nunca invadir países da NATO. Só os outros.

      A NATO nunca invadiu ou atacou a Rússia e a Rússia invade, mata e destrói todos os vizinhos à vez.

      Nunca hei-de perceber porque é que a esquerda radical e a extremista têm esta reverência quase religiosa por Putin tendo em conta que passam o tempo a falar contra a ditadura e o fascismo e Putin é o maior ditador e fascista da actualidade.

      Quanto a isso de Putin desencadear uma guerra nuclear por ficar às escuras, mais uma vez é ignorar os FACTOS, pois sempre que lhe fazem frente ele recua e desaparece para o bunker. Quando Prigozhin avançou em direcção a Moscovo ele fugiu a sete pés e Prigozhin só não tomou Moscovo porque não quis.

      Isto tudo são factos que qualquer um vê.

      Delete