Ultimamente, orcas selvagens oferecem comida aos humanos.
Estarão elas a tentar fazer amigos - ou a manipular-nos?
Por Patrick Pester
Pesquisadores documentaram orcas soltando presas e outros animais marinhos na frente de humanos, como se estivessem nos oferecendo comida. Os motivos das orcas são incertos, mas o comportamento de partilha pode ser uma tentativa de relacionamento entre espécies ou de manipulação. Em quase todos os encontros, as orcas esperaram para ver o que os humanos fariam com a sua oferta e, por vezes, tentaram oferecer comida mais do que uma vez. Estas ofertas incluíam peixes, algumas baleias, aves, arraias, algas e uma tartaruga.Os investigadores relataram 34 partilhas de interações em todo o mundo, incluindo ao largo da costa da Califórnia, Noruega e Nova Zelândia. Towers e os seus colegas incluíram os seus próprios encontros com orcas, bem como os que lhes foram descritos em entrevistas. Algumas das interações foram também captadas por câmaras. A equipa apenas incluiu interacções em que as orcas se aproximaram dos humanos por sua própria iniciativa, quando estes se encontravam no mar, em barcos ou perto da costa, embora os humanos possam ter-se colocado primeiro na proximidade das orcas.
Na maioria dos casos, os humanos ignoraram a oferta das orcas. Algumas orcas recuperaram então o objeto e partilharam-no com outras orcas e, em alguns casos, voltaram a oferecê-lo ao humano - tentando mesmo várias vezes.
Por Patrick Pester
Pesquisadores documentaram orcas soltando presas e outros animais marinhos na frente de humanos, como se estivessem nos oferecendo comida. Os motivos das orcas são incertos, mas o comportamento de partilha pode ser uma tentativa de relacionamento entre espécies ou de manipulação. Em quase todos os encontros, as orcas esperaram para ver o que os humanos fariam com a sua oferta e, por vezes, tentaram oferecer comida mais do que uma vez. Estas ofertas incluíam peixes, algumas baleias, aves, arraias, algas e uma tartaruga.
O estudo foi feito com cuidado, removendo casos limítrofes e o método foi claramente explicado. Os autores são adequadamente cuidadosos sobre as conclusões e sugerem várias explicações.
Na maioria dos casos, os humanos ignoraram a oferta das orcas. Algumas orcas recuperaram então o objeto e partilharam-no com outras orcas e, em alguns casos, voltaram a oferecê-lo ao humano - tentando mesmo várias vezes.
No comments:
Post a Comment