Agora está a Ana Gomes chateada a dizer que o PS não vai deixar Montenegro em paz com a Spinumviva. O PS que impediu sempre António Costa de ir ao Parlamento responder pelo tráfico de influência, pelos 70 mil euros escondidos em gavetas... enfim... O PS votou ao lado do Chega contra a moção de confiança para entalar o PSD e acabou a empurrar os eleitores para o Chega.
A geringonça está agora a manifestar as suas consequências nestas eleições porque com ela o PS esvaziou o discurso do BE e do PCP mas, ao fazê-lo, encostou-se tanto à esquerda que ficou desligado dos seus eleitores tradicionais.
Não há dúvida que Ventura tem valor porque estes votos no Chega são votos nele. São votos do PCP que era o partido tradicional dos protestos. Ventura apropriou-se do discurso de protesto tradicional da esquerda e foi mais eficaz a vendê-lo.
Bastiões do PCP em Setúbal são agora bastiões do Chega. Em locais onde há muita imigração o Chega ganha.
O Chega em 2º lugar é um grande problema para a governação se a AD não tiver maioria absoluta com a IL, dado que o PS é governado por pessoas de ódios como a Leitão, a Ana Gomes e outros do género completamente polarizados.
Entretanto, o Livre já substitui o termo 'esquerda' por 'progressista'. Agora fala em partidos progressistas. Isto é só rir.. depois de o PS ter andado na campanha a gabar-se de serem os conservadores na economia e de o PSD ser muito progressista.
O resultado do BE era óbvio porque Mariana Mortágua é muito má enquanto líder partidária. É o tipo de pessoa para estar nos bastidores mas não à frente.
Agora é a vez de Paulo Raimundo dizer que a CDU se formou como uma grande força... ninguém na esquerda perdeu as eleições... é este devaneio demencial de gente alienada da realidade que nos trouxe aqui. Raimundo não reconhece a derrota da esquerda que atribui a "factores objectivos e subjectivos e preconceitos" LOL Entretanto, não teve uma palavra para o partido que ganhou as eleições - total falta de espírito democrático. O PCP é o que é.
Rui Tavares acaba de classificar a AD como direita radical. Ou é desonesto ou idiota. Agora adoptaram o termo 'progressista' para se afastarem do discurso do PS. Já o disse umas 5 vezes.
O Rui Rocha está contente com o resultado. Tem a vantagem de não chamar nomes nem ofender nenhum partido. Não se vão aliar à AD em questões de governabilidade.
Pedro Nuno Santos não consegue dizer que sofreu uma derrota e não a assume - adianta que não vai viabilizar o governo porque Montenegro não tem idoneidade política. Isto, para além de ser uma deselegância ao nível do PCP, numa noite de eleições, é um suicídio político. Está ali a fazer um discurso verrinoso de despeito. Não estava à espera desta desinteligência mas se calhar ela explica muito bem os resultados do PS hoje. Ah.. Vai demitir-se (embora não seja capaz de dizer a palavra). Ao menos isso - se continuasse à frente do partido nestes termos seria a Mortágua do PS.
Agora responde a perguntas, mas sempre irritado e com despeito. Não consegue falar sem ofender Montenegro e dizer que os portugueses foram estúpidos por não votarem nele que é a pessoa séria: os outros são todos mentirosos e sem idoneidade. Está furioso e raivoso. Não se enxerga...
(eu não tinha vocação para pertencer a partidos políticos - cada palavra ou baboseira que um líder diz batem palmas e gritam slogans)
Ventura está orgiástico... as pessoas do partido dele não gritam 'Chega', gritam Ventura. Está a queixar-se da manipulação das sondagens - tem razão e não sei até que ponto isso não o favoreceu, quer dizer, as pessoas pensarem que ele ia perder muitos votos e irem votar nele. Porém, é uma enorme falta de sentido de Estado para um partido que se calhar fica em segundo lugar, estar ali com queixinhas. Quatro anos disto... já está a fazer populismo e propaganda e a gozar com os partidos da esquerda. Que deselegância. É tudo um jogo e nada tem que ver com os interesses do país. Isto é um massacre. E não se cala...
Montenegro está a dizer que a oposição tem de respeitar a vontade popular e ter sentido de Estado. Está a pedir que lhe viabilizem o governo. Isso vamos ver... embora pense que se o PS não o fizer corre o risco de ficar reduzido à insignificância no curto prazo. Montenegro está a fazer promessas de acção. Espero que as cumpra e não se esqueça delas depois de amanhã. As pessoas votaram nele sabendo que ele cometeu um erro, grande, mas não sobrevive a outro da mesma natureza. Espero que perceba isso e aproveite esta oportunidade que lhe deram.
Este é o verdadeiro PNS, agora que a tinta de suavidade da campanha eleitoral já foi arrancada da pele.
ReplyDeleteO Rui do Livre é um homem culto, educado, um académico, no que ganha por km às duas últimas líderes do BE, mas é um dissimulado, um sonso de todo o tamanho.
Não conhecia este PNS e se é assim, ainda bem que não chegou a PM.
DeleteO Tavares é um académico mas sendo da área da História, podia ter aprendido com ela. Não aprendeu. É uma pessoa que não é capaz de sair da sua polarização. Para ele, ser de esquerda é mais importante que ser da verdade e por isso não tem objectividade nos juízos das situações e das pessoas (pergunto-me como tem ele objectividade no olhar sobre a História) - e compactua com putineiros o que para mim é um pecado capital.