J D Vance foi ver o Papa ontem... hoje o homem morreu.
O filme, O Conclave vem a propósito. Pode ser que o próximo Papa tenha uma mentalidade mais de acordo com o nosso século. Este Papa é aclamado (e sê-lo-á exageradamente nos próximos tempos) como progressista, o que em parte é verdade no que respeita aos homossexuais e à responsabilização dos padres pedófilos mas não no que respeita às mulheres que sempre considerou estarem numa posição natural abaixo dos homens. Nas suas memórias autobiográficas aparecem duas mulheres: uma era uma sedutora que o desencaminhou da oração, outra era uma prostituta. É o papel tradicional a que a Igreja católica nos reduz: mães puras ou sedutoras prostitutas. Um admirador de homens fortes como Putin.
Vou gostar sempre do papa que hoje morreu. E não pelo que vou lendo agora.
ReplyDeletePois se as duas mulheres eram tal, que podia ele fazer, dourá-las? Já pensou que provavelmente não teve outras e foram as que a sorte lhe deu?!
Eu fiz outra leitura desse facto, Fiquei contente por saber que se apaixonara e, nessa condição de saber como é, escolheu ser padre. Parece-me uma escolha honesta. E mais isenta do que seguir "a vocação" sem ter conhecido as perturbações do amor e do sexo.
Cada um acha o que quer.
Delete