April 10, 2025

Centibilionários



Centibilionários - os novos cruzados que combatem exclusivamente pelo estandarte da religião da acumulação obscena de dinheiro. Os seus admiradores-devotos são legião.

Quando tudo o que diz É bom tiver sido derrubado, o que diz Eu quero permanece.... aqueles que estão fora de todos os juízos de valor não podem ter qualquer fundamento para preferir um dos seus próprios impulsos a outro, excepto a força emocional desse impulso.    - C. S. Lewis in A Abolição do Homem






Perante o Senado dos Estados Unidos, uma antiga funcionária do Meta acusa o grupo de trabalhar “de mãos dadas” com Pequim

Denunciando a hipocrisia de Mark Zuckerberg, que se descreve como patriota, Sarah Wynn-Williams explicou que o grupo americano e o PCC tinham colaborado em ferramentas de inteligência artificial e de censura.
“O maior truque de Mark Zuckerberg foi cobrir-se com a bandeira americana, chamar-se patriota e dizer que não estava a oferecer serviços na China, apesar de ter passado a última década a construir um negócio de 18 mil milhões de dólares nesse país” - Sarah Wynn-Williams, autora de um livro mordaz sobre a empresa.
Esta é uma audição “que o Facebook tentou desesperadamente evitar”, observou Josh Hawley, o senador republicano que preside a este órgão.

Sarah Wynn-Williams afirmou ter visto a Meta trabalhar ”de mãos dadas" com o Partido Comunista Chinês (PCC) para desenvolver ferramentas de censura testadas em utilizadores de Taiwan e Hong Kong. Os funcionários do PCC "davam feedback sobre essas ferramentas. 

“Quando Pequim pediu ao Facebook para apagar a conta de um proeminente dissidente chinês que vivia em solo americano, o Facebook fê-lo e depois mentiu ao Congresso quando foi questionado sobre o incidente numa audiência no Senado”, acrescentou Sarah Wynn-Williams na quarta-feira.

De acordo com a denunciante, a Meta até ajudou a China no domínio da inteligência artificial, uma área em que o governo dos EUA está a tentar ativamente impedir o seu adversário de recuperar o atraso, em particular com os controlos de exportação.

Já em 2015, a Meta e o PCC realizaram reuniões cujo “objectivo explícito era ajudar a China a superar as empresas americanas”. É possível traçar uma linha recta entre estas reuniões e as recentes revelações de que a China está a desenvolver modelos de IA para fins militares, com base no Llama", o modelo de IA de código aberto da Meta, disse Sarah Wynn-Williams.



No comments:

Post a Comment