March 05, 2025

Uma visita ao Palácio Nacional da Ajuda

 

Outro dia fui ao Palácio Nacional da Ajuda ver a exposição da Vista Alegre de comemoração dos 200 anos da casa-fábrica. Achei-a um bocado pobre, quer dizer, tinha peças representativas das várias épocas desde a sua fundação, mas poucas. Gostei dos textos que explicam a história da família e da Casa. À volta da sala redonda onde estavam expostas as peças, num círculo exterior, estavam expostas as fases do processo da fabricação da porcelana, o que gostei de ver, embora estivessem meio às escuras. Também gostei do filme que acompanha a exposição. Tinha uma peça espectacular que foi feita para a comemoração do aniversário da VA. 

A peça do aniversário da VA.


Não vimos as peças à venda, que as havia numa sala ao lado, porque estávamos a 15 minutos de fecharem as visitas ao palácio e quisemos ir vê-lo.

Há muito tempo que não ia lá.

Muitas salas estão completamente restauradas, do chão ao tecto, incluindo o mobiliário, quadros, tapetes, cortinados, dourados, madeiras, etc. Estão lindas. 
Têm placas a indicar os mecenas. São sobretudo bancos mas também a Galp - que o dinheiro que nos roubam sirva para algo útil...

Depois há salas que ainda não foram restauradas e a diferença é abissal. Papel de parede rasgado, tectos escuros, cortinados e portas desgastados... Espero que as restaurem todas.

Tirei uma fotografia à sala do trono, toda restaurada. É muito mais bonita do que aqui aparece.


No fim da visita, fomos à casa-de-banho: mal limpas, a loiça em mau estado, as retretes sem tampos nem assentos. Parecem não ter sido mexidas desde a inauguração do palácio em 1795. Que diabo...



No comments:

Post a Comment