March 07, 2025

Está na altura de abrirmos as portas da Europa aos cientistas americanos

 


Fazer uma espécie de reversão do que aconteceu não tempo da Segunda Grande Guerra. 


“Está na altura de defender a ciência.” Investigadores dos EUA manifestam-se


No seu segundo mandato enquanto Presidente dos EUA, Trump tem levado a cabo o que os investigadores consideram ser um “ataque à ciência”, através de despedimentos, cortes financeiros e até censura.

O “ataque” começou com a saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS), levantando preocupações relativamente a programas de erradicação de doenças – segundo a própria OMS, os cortes no financiamento, por exemplo, dos programas de combate à tuberculose põem em risco milhões de vidas. Seguiram-se os cortes financeiros nos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) e várias demissões de altos funcionários.

Depois, vieram os despedimentos de milhares de trabalhadores das principais agências de saúde dos EUA, incluindo os NIH, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), a agência reguladora dos medicamentos norte-americana, a Food and Drug Administration (FDA)

As medidas tomadas pela Administração Trump para transformar e reduzir o tamanho da força de trabalho federal já estão a ter também impacto na exploração espacial, nomeadamente junto dos funcionários da agência espacial norte-americana NASA, cujo moral “está numa trajectória descendente”.

Público

****

Vale a pena ler este artigo para perceber o grau de tacanhez religiosa desta gente:



No comments:

Post a Comment