August 03, 2024

Porque é que nenhum homem trans exige competir com mulheres na trave da ginástica feminina?

 


Porque não tinham hipótese nenhuma. Não é um desporto de potência de força muscular, mas de flexibilidade e coordenação acrobática em equilíbrio. E quem diz ginástica artística, diz outras modalidades. Não é que os homens não pudessem treinar para estes desportos e até superar uma atleta média, mas não uma atleta de topo. 

Da mesma maneira, Aryna Sabalenka, número 2 do ténis mundial, tem uma velocidade de serviço de 117 km/h, superior a um tenista médio masculino -114 km/h- e venceria um tenista médio e provavelmente um bom, está acima de um tenista médio e do bom, mas está longe da velocidade de serviço dos atletas de topo que estão todos acima dos 200 km/h. 

Há uma enorme quantidade de desportos que podem ser exercidos indiferentemente por homens ou mulheres -automobilísticos, de equitação, o críquete, todos os desportos de tiro, algumas artes marciais, atletismo e natação de resistência (o recorde absoluto de natação de longa distância pertence a Sarah Thomas) e outros... nesses podia haver competição mista e talvez não haja por falta de hábito ou preconceito, mas isso não é válido para todos os desportos e o boxe é um desses desportos onde homens e mulheres têm de estar separados.


O pugilista americano Jake Paul oferece à pugilista italiana Angela Carini a oportunidade de competir noutra competição de boxe “não contra um homem”, depois de ter sido derrotada por um homem nos Jogos Olímpicos de Paris. 

“Para Angela Carini, apesar de os seus sonhos não se poderem realizar hoje devido às agendas loucas que estão em jogo no nosso mundo neste momento, gostaria de lhe oferecer um combate numa competição de boxe, para mostrar ao mundo o seu talento numa plataforma justa e não contra um homem.

No comments:

Post a Comment