É agora normal os países contarem com a ajuda efectiva de outros e de mecanismos internacionais para resolverem problemas com ditadores e tiranos. No passado recente, o mais que acontecia eram declarações de intenção ou condenações formais, mais ou menos vagas, como se fez à Ucrânia em 2014, à Geórgia em 2008, etc.
Agora vai-se mais longe e os países interferem na política de outros países para afastar tiranos ou para exigir justiça com uma real pressão do todo sobre a parte em causa, mesmo quando essa parte é de grande peso como a Rússia. Isto também se deve ao modo como a Ucrânia lidou com a invasão russa. Como chamou o mundo inteiro e não deixou que se assobiasse para o lado - como começaram por fazer a Alemanha e outros.
É por isso que é tão importante a Ucrânia vencer esta guerra: para que este MO se torne o novo normal e nunca mais os países imperialistas possam contar com a anuência tácita dos outros.
E já podíamos ter ido mais longe se o Secretário Geral da ONU fosse uma pessoa à altura da situação. Nunca mais sai do cargo para dar lugar a alguém que perceba o que está em causa
🚨 Luis Almagro reafirma que pedirá a la Corte Penal Internacional (CPI) que se imputen cargos y se liberen órdenes de aprehensión para Nicolás Maduro y otros responsables del régimen venezolano. pic.twitter.com/DU4hpDqJUy
— Emmanuel Rincón (@EmmaRincon) August 8, 2024
No comments:
Post a Comment