Viola todas as leis para não pagar impostos, tem sempre ministros amigos, almeja o poder absoluto e está-se nas tintas para os portugueses em geral. Tem as barragens a esgotar os recursos naturais das regiões interiores sem o devido contributo do pagamento de impostos como compensação e, para escapar pagar essas migalhas do seu banquete, põe-lhes ações em tribunal, sabendo que nenhum município tem milhões à disposição para pagar custas de processos judiciais. As empresas como a EDP, com este tipo de comportamento de exploração do próximo e zero contribuição para a sociedade é o típico exemplo do mau capitalismo e o que, justamente, lhe dá mau nome.
Barragens, EDP e (ir)responsabilidade social
António Preto
É justo a EDP interpor uma ação no valor de €475.029.599,81 só por saber que nenhum município do interior tem condições para suportar €5.812.878,00 de custas judiciais?
Ainda recentemente tiveram um bónus fiscal de mais de 400 milhões de euros com a venda, por 2200 milhões de euros, de seis barragens no Douro à francesa Engie. O ministro que autorizou esse negócio teve até a desfaçatez de ir a Miranda do Douro, qual seu advogado, clamar que não eram devidos impostos.
Tiveram até o poder de reverter uma decisão da Autoridade Tributária (AT) de 2015 que ordenou a inscrição das barragens na matriz predial e a cobrança do IMI. As dezenas de milhões de euros de IMI, que os senhores não pagaram ao longo destes 20 anos, são um benefício ilegítimo que é obtido com prejuízo dos municípios e das populações do interior do país, onde se situam as barragens.
(...)
Dr. Miguel Stilwell de Andrade, está nas suas mãos fazer prevalecer o bom senso, de arrepiar caminho e de evitar danos reputacionais. Os portugueses em geral e em particular os consumidores da EDP Comercial, que pratica os preços de eletricidade mais altos no mercado liberalizado, estão atentos, têm os olhos postos em si, e perguntam-se se devem manter os contratos de fornecimento de eletricidade com a EDP Comercial, dando milhões de lucro a uma empresa sem sentido de compromisso ético e de responsabilidade social.
No comments:
Post a Comment