May 08, 2024

“Am I the Asshole?" (AITA)

 

“Am I the Asshole? é um fórum no Reddit onde as pessoas expõem os seus dilemas morais particulares, dizem como agiram nessa situação e depois perguntam aos outros, Am I the Asshole? Essa sub-página do Reddit já leva quase 400 mil posts e mais de 10 milhões de comentários.

Yudkin, um professor de Filosofia da Universidade de Penn resolveu investigar, com a ajuda da IA, esses dilemas relacionais. Primeiro categorizou-os para saber se as obrigações morais são do tipo relacionais.



Psicólogos morais como Molly Crockett, de Princeton, e Margaret Clark, de Yale, também têm investigado a ideia de que as obrigações morais são específicas das relações e não podem ser restringidas a princípios universais porque dependem de contextos.
Eis um exemplo clássico", disse-me Crockett há alguns anos. "Consideremos uma mulher, Wendy, que poderia facilmente dar uma refeição a uma criança pequena, mas não o faz. Terá Wendy feito alguma coisa de errado? Depende de quem é a criança. Se ela não está a dar uma refeição ao seu próprio filho, então com certeza que fez algo de errado! Mas se Wendy for proprietária de um restaurante e a criança não estiver a passar fome, então não existe uma relação que crie obrigações especiais que a obriguem a alimentar a criança".
De acordo com Crockett, ser um agente moral tornou-se mais complicado para nós com o aumento da globalização, que nos obriga a pensar na forma como as nossas acções podem afetar pessoas que nunca iremos conhecer. "Ser um bom cidadão global esbarra agora com as nossas poderosas tendências psicológicas de dar prioridade às nossas famílias e amigos", disse-me Crockett.

Os utilitaristas diriam que devemos ultrapassar essas poderosas tendências psicológicas, mas muitos outros discordariam: 
(...)seria difícil argumentar a favor da moralidade de abandonar os nossos dois filhos para salvar 20 órfãos. Até [Immanuel] Kant pensava que 'dever' implica 'poder', e eu não posso abandonar os meus filhos por causa de órfãos do outro lado do planeta que não conheço, só porque há 20 deles e apenas dois meus. Não é psicologicamente viável. (Churchland)

-------

Evidentemente a questão do dilema moral do exemplo dado está mal formulada. Para haver dilema moral a questão teria de ser, 'devo dar uma refeição a uma criança com fome', pois se a criança não tem fome não há nenhum dilema moral na acção da mulher. E a questão do contexto, é justamente a questão central que divide utilitaristas, como Stuart Mill e deontológicos, como Kant, de maneira que esta experiência mental nem sequer lida com o problema, antes passa ao lado dele sem lhe tocar. Porém, os dilemas em si deste fórum são interessantes para levar para as aulas.

No comments:

Post a Comment