April 29, 2024

Quem beneficia da censura ao vestuário dos alunos, digo, das alunas?

 

As regras de vestuário são quase todas sexistas contra as raparigas. A quem se dirige os decotes senão a elas? Onde está a regra que define como inadequado as calças excessivamente apertadas como os rapazes têm usado nestes anos de moda horrível?

Se o regulamento da escola já diz que os alunos (e o resto da comunidade escolar) devem usar um vestuário adequado ao local de trabalho, qual é a razão de estar a especificar o tamanho das saias ou dos calções ou dos decotes? Os casos esporádicos em que alguém venha vestido de modo completamente inadequado são tratados individualmente. A minha experiência diz-me que são casos de falta de bom senso próprios da idade ( a publicidade induz em erro) e nada mais que se resolvem falando com a pessoa em questão ou às vezes com o EE.

Será que esta escola vai ter vigilantes de fita-métrica em punho a medir o decote das raparigas? As raparigas na adolescência (e não, os adolescentes não são crianças até aos 18 anos, nem são assexuados, como certos khameneis almejam com total ignorância dos processos de desenvolvimento bio-psiquícos do adolescente), aí pelos 13, 14 anos, de repente ficam com corpo de quase adultas e um grande número delas ficam com um peito enorme. Para muitas é um sofrimento que as impede de fazer muita coisa. Nem encontram soutiens para a sua idade naqueles tamanhos, a não ser em marcas muito caras que os fazem por quase 100 euros, de maneira a não parecer o soutien da minha avó. Todas as camisas e tops para a idade delas fazem parecer que têm grande decotes. A não ser que andassem de camisas próprias para mulheres da minha idade e todas abotoadas até ao pescoço, mesmo no Verão, quando o calor das salas não se aguenta.


Liceu Pedro Nunes proíbe alunos de usar “calções demasiado curtos” e “excessivo decote”

Direcção quer impedir os alunos de usarem “calções curtos” e “excessivo decote” na escola. Quem a usar em dia de exame pode ser impedido de fazer o teste. Regulamento fala em “dignidade” do vestuário.
"Os alunos devem estar na escola com vestuário adequado. Isso implica não trazer roupa de praia, nomeadamente calções de banho, chinelos, calções demasiado curtos e camisolas com excessivo decote", diz a mensagem a que o PÚBLICO teve acesso: "Inclusivamente, em situação de exame, recomenda-se vestuário adequado sob impedimento de realização do mesmo."

3 comments:

  1. Há uns dez anos, eu conhecia diariamente a cor das calcinhas das alunas,porque elas se sentavam com calças ou calções que desciam no fundo das costas. Nunca achei aquilo apropriado, mas nunca alguém se lembrou de censurar.
    De igual modo, houve uma fase em que os rapazes deixavam as calcas descer imenso, tanto que se viam os boxers até bem abaixo. Sempre achei aquilo nojento. E nesses casos, se eu pudesse, teria tentado outra compostura da parte deles.

    ReplyDelete
  2. Mandei muitos rapazes e raparigas virem vestidos ou com calças mais altas ou camisas que tapassem o rabo. O que fizeram todos sem problemas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A Beatriz leciona numa escola, eu num faroeste onde um aluno ameaça a professora de morte.

      Delete