April 16, 2024

Hoje é o dia mundial da voz - a voz dos professores

 


Os professores são profissionais da voz e uma das classes mais afectas por problemas de voz. A voz é um instrumento essencial da educação e da leccionação. A entoação, o timbre da voz, a projecção da voz, são decisivas no entusiasmo dos alunos, na questão da disciplina, da cativação dos alunos, etc.

Desde que fiquei doente tenho problemas na voz. A radioterapia estragou-me um nervo e a massa que está aqui dentro pressiona a corda vocal que está semi-paralisada. Tenho que fazer exercícios de voz diários e tenho consultas frequentes de terapia da fala, para ajudar-me. Mesmo assim, noto que nas aulas da tarde a voz por vezes começa a falhar e perco completamente a capacidade de a projectar. É uma enorme frustração. A minha voz, nas aulas, era grave mas clara e com grande projecção. Não preciso de levantar a voz para me fazer ouvir e tenho muita modulação na voz. Agora, à tarde, se já falei muito ou se não fiz os exercícios de voz, a voz fica rouca, roufenha. É uma frustração. No primeiro período, quando chegava às reuniões de pais ao fim do dia não tinha voz...  que hei-de fazer? Exercícios e beber muita água.


No comments:

Post a Comment