February 18, 2024

Uma indústria que funciona bem



Quase 70 empresas da fileira do calçado mostram-se em Milão

A fileira portuguesa do calçado — que abrange os setores do calçado, componentes e artigos de pele — é constituída por 1.500 empresas, 40.000 postos de trabalho e exporta 90% da produção para 173 países.

Historicamente, o setor do calçado português era caraterizado por uma indústria tradicional, de mão-de-obra intensiva. No entanto, com o êxodo das empresas multinacionais para países de mão-de-obra mais barata no princípio do século XXI, o setor viu a necessidade de mudar para não morrer. O resultado? Enquanto os derrotistas anunciavam a queda do calçado português, a indústria apostou na qualidade e na tecnologia, elevando-se de produtos baratos para um nível em que “Made in Portugal” é sinônimo de excelência a nível internacional, especialmente na Europa.

Existem vários fatores que contribuíram para o caso de sucesso de Portugal no calçado, tanto externos como internos, mas podemos definir os seguintes como sendo os principais propulsionadores desta indústria: o savoir-faire construído através de décadas de trabalho árduo, combinado com as inovações tecnológicas e o marketing criativo e inteligente, ambos trazidos pela geração atual de empreendedores portugueses.

No comments:

Post a Comment