October 01, 2023

Não me identifico com este 'feminismo' de 'ofendidas e humilhadas'




Editoras apelam a boicote de sessão com Jaime Nogueira Pinto. Junta [de Freguesia] anfitriã contra "política de cancelamento"

Editora e duas livrarias recusam-se a estar presentes no último dia da Festa do Livro de Arroios devido à presença de Jaime Nogueira Pinto.

 -----------------



Acho lamentável que não saibam ocupar o mesmo espaço que pessoas que têm outras ideias, por muito repugnantes que lhes sejam e que não saibam argumentar os pontos de vista dos outros e que recorram à fuga e à ofensa de considerarem os outros como indignos do mesmo espaço que elas.

O feminismo não é uma filosofia contra os homens ou a favor da superioridade das mulheres é a defesa de direitos humanos iguais e o machismo chamado patriarcal é a negação da igualdade de direitos humanos das mulheres e é isso que se combate. E se vivemos numa democracia, o combate é racional, faz-se pela discussão das ideias.

Sim, sou uma mulher e já fui alvo de machismos muitas vezes na vida -por exemplo, já me aconteceu muitas vezes que certos homens, só porque digo o que penso sem submissão, chamam-me puta- mas não me vejo como uma vítima dessas pessoas nem vejo essas coisas como uma humilhação. Esses comportamentos não mudam aquilo que sou, e não dizem nada sobre mim, dizem é muito sobre essas pessoas.
Do mesmo modo, recusar-se a ir a um local porque está lá alguém que tem ideias diferentes e fazer campanha para ostracizar uma pessoa, não diz nada de mal dessa pessoa de quem não gostam, diz é muito sobre a falta de espírito democrático dessas feministas.

Deviam pôr os olhos na Ucrânia: estão nas NU ao lado dos russos que os matam, destroem, roubam crianças, torturam, violam, etc. e todos os dias têm que ouvir o embaixador deles a mentir sobre a guerra, mas estão lá e respondem. A democracia não é falarmos apenas com aqueles de quem gostamos e com quem concordamos, é saber combater no campo das ideias. Senão estamos na Rússia ou na China que são regimes governados por narcisistas: não gosto de ti, vou-te calar e desapareces do espaço público.

Não me identifico com este 'feminismo' de 'ofendidas e humilhadas' que me parece infantil e pouco democrático. Até o nome da livraria me parece desadequado, pois insurgentes são pessoas revoltadas que ameaçam, atacam. A luta das feministas quanto a mim é uma acção positiva de reconhecer valores comuns e não uma reacção de força de apagar pessoas. 

No comments:

Post a Comment