Há uns meses recebi (eu e muitas outras pessoas) um email de Derek Sivers chamado Tech Independence, com longas instruções pormenorizadas para que cada um pudesse criar o seu próprio servidor. Apesar das instruções serem claras e pormenorizadas, requerem que se saiba o mínimo sobre codificação, o que não é o meu caso, infelizmente, que uso os programas e as aplicações sempre do ponto de vista do utilizador.
Pelos vistos outras pessoas também não se orientaram e bombardearam-no com perguntas e pedidos de esclarecimento. Então, há uns dias, ele enviou novo email com um link, de novo com instruções para que cada um pudesse criar o seu próprio servidor, mas destas vez muitíssimo simplificadas - à prova de idiotas, digamos assim. Infelizmente, neste assunto, sou mesmo idiota.
(Deixo mais abaixo uma transcrição dessa parte o email, para quem quiser seguir as instruções.)
(Deixo mais abaixo uma transcrição dessa parte o email, para quem quiser seguir as instruções.)
A questão é que não faz sentido que os alunos que andam agora nas escolas não aprendam a codificar, uma linguagem que no futuro será comum: em vez de esperar que alguém desenvolva um programa ou uma aplicação pela qual terão de pagar, cada um fará a sua à medida das suas necessidades. Por exemplo, em vez de pagar um servidor, cria o seu próprio.
Porém, em relação a isso o ME está calado. Porquê? Porque ensinar alunos a codificar e a usar programas complexos, requer professores e continuidade de ensino e não há professores de TIC. Todos que trabalham nessa área encontram facilmente trabalho e ninguém quer a miséria de salário das escolas.
O ME só fala nos livros digitais, em telemóveis e tablets e em manter os alunos entretetidos e sossegadinhos e não aborrecidos. A nós professores não nos cabe entreter alunos à custa de sacrificar o conhecimento, que é exactamente para o que este ME tem empurrado, à força, os professores.
O uso de telemóveis tem que ser pertinente e servir a aprendizagem - por exemplo, o miúdo refugiado da Ucrânia tem o telemóvel sempre ligado para poder ir traduzir a uma aplicação, tudo o que não entende. Isso beneficia a sua aprendizagem. Mas os outros da turma, não.
A maioria das recomendações de uso de suportes digitais alimentam a já, perigosa, passividade dos alunos no que respeita aos conhecimentos e à aprendizagem.
------------
Como criar o seu próprio servidor, por Derek Sivers:
(...) A few minutes ago, I posted a HUGE improvement to it [Tech Independence], so it's WAY easier than before.
https://sive.rs/ti
Why so easy now? Because I wrote a script that does almost all the steps for you.
* sets up your server
* secure SSH and firewall
* private encrypted storage
* web server
* file server
* secure TLS certificate
* maintenance scripts to keep it secure
* calendar server
* contacts server
* email server with IMAP
* free email sending via Mailjet
* SPF + DKIM DNS to secure email
Fellow nerds, inspect the script at https://sive.rs/ti.sh
Everyone else, just follow the instructions here to have your own server up and running in a few minutes:
https://sive.rs/ti
Quando tiver tempo, vou clicar, para ver se aprendo qualquer coisa.
ReplyDelete