August 24, 2023

Parabéns a mim

 

Antes de ontem fez 5 anos que acabei os tratamentos de quimioterapia. Para quem não sabe, o cálculo de sobrevivência dos doentes oncológicos, que depende da tipologia e outras especificidades do bicho em questão, é feito a cinco anos e conta-se a partir do dia em que terminam os primeiros tratamentos de quimioterapia, se foi esse o caso. Pois, o meu caso era muito grave e as taxas de sobrevivência não eram nada optimistas, mas passaram os cinco anos e ainda cá estou (pausa para ir bater 3 vezes em madeira). E até me esqueci disto, o que é bom sinal... só agora me lembrei. Parabéns a mim 🙂 enfim, e a mais algumas pessoas, sem as quais já não estava cá.


10 comments:

  1. Parabéns. Admiro muito a sua força. Eu e de certeza muitos leitores do seu blogue quando era no sapo acompanhamos essa sua luta. Sei como é dificil. Tenho uma pessoa na família que está nessa luta. Espero dar-lhe mais parabéns daqui a outros cinco anos.
    Ana

    ReplyDelete
  2. Como assim? Faz-se de cinco em cinco anos ou cinco anos é o limite-média?

    ReplyDelete
    Replies
    1. A sério que me estás a perguntar...? Ou é a gozar?

      Delete
  3. Parabéns! Até daqui a mais 5 anos, então.

    ReplyDelete
  4. Passo a explicar. Um tio, que foi meu segundo pai, faleceu em janeiro de 2022 de leucemia. Quando iniciou os tratamentos, disseram-lhe que no espaço de cinco anos a doença estava controlada, desde que seguisse os tratamentos. Passados esses cinco anos, a médica falou-lhe num novo período de cinco anos. Fundo esse ciclo, ele já estava muito mais fraco e os problemas iam-se somando. A médica falou-lhe na possibilidade de um novo ciclo. Faleceu dois anos depois.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando perguntei aos médicos qual a taxa de sobrevivência das pessoas com o meu tipo de adeno, responderam-me que após cinco anos do tratamento de quimio, x% de pessoas ainda estava viva. E perguntei porquê, 'cinco anos'. E responderam-me que cinco é o número que geralmente usam para fazer essas estatísticas de sobrevivência.
      A minha médica pneumo-oncologista diz-me muitas vezes que quantos mais anos passarem sem recidivas melhor, quer dizer, mais aumentam as probabilidades de sobreviver.
      Portanto, interpreto desta maneira: cinco anos é um critério de fazer estimativas baseado na média de anos que se espera que as pessoas com cancro possam viver, após os tratamentos, claro, o que por sua vez é baseado nos dados que têm de doentes oncológicos daquela base de dados internacional em que estamos todos (o critério tem de abranger todos os tipos e tipologias de cancro) e que a partir dos cinco anos sem recidivas, as possibilidades de sobrevida aumentam.
      Claro que isto é uma estimativa e que não fico a pensar que me safei - ainda em Março passado fiz uma PET com um resultado que nos deixou a todos inquietos e me obrigaram a fazer mais testes passados 3 meses, e a andar em grande stress, mas cinco anos é um marco e é animador. Quando acabei os tratamentos e fiz esta pergunta à minha médica, ela disse-me que no meu caso, as estatísticas indicavam que ao fim de 5 anos 18% das pessoas estavam ainda vivas. É muito pouco, de maneira que ter passado cinco anos, para mim é animador - penso que a estimativa de sobrevivência agora é de 24%, o que significa que os tratamentos estão a melhorar.

      Delete
    2. Na oncologia pediátrica, que conheço melhor, a estatística também se faz assim - a taxa de sobrevivência aos 5 anos. Quando me "despedi" até daqui a 5 anos era o meu pendor rotineiro a criar sequências temporais... Fazer parte dos 18% é motivo de orgulho e de esperança. Até...

      Delete
    3. Obrigado. Ainda bem que faz parte dos 18.

      Delete