June 15, 2023

A Wikipédia, contada pelos seus editores

 


A Wikipédia, criada em 2001, surgiu como um testemunho do poder da colaboração e do espírito do conhecimento aberto. Tornou-se a personificação de uma ideia radical - que a sabedoria colectiva de indivíduos de todo o mundo poderia criar um vasto repositório de informação acessível a todos. No momento em que escrevo, existem 6.664.166 artigos alojados no site, em cerca de 300 línguas.

Desde a sua criação, a Wikipédia tornou-se um dos 10 principais sites Web a nível mundial. Em 2022, a Wikipédia recebeu mais visitantes do que o Facebook e mais visitantes do que o Reddit e o Yahoo juntos. Ao derrubar as barreiras das enciclopédias tradicionais, os fundadores da Wikipédia aproveitaram o potencial inexplorado da Internet e abriram caminho para uma nova era de conhecimento democratizado, que desde então se tornou imensamente popular e cada vez mais útil.

Dentro dos extensos corredores digitais da Wikipédia, existe uma comunidade dedicada de editores que se dedicam à curadoria, expansão e refinamento da riqueza de informações disponíveis para o mundo. Estes editores, movidos por uma paixão partilhada pelo conhecimento e armados com um compromisso com a informação, desempenham um papel fundamental na formação do panorama da Internet em que navegamos todos os dias. Os seus esforços incansáveis são os blocos de construção sobre os quais assentam as fundações da Internet, sendo a Wikipédia um testemunho da sua ingenuidade e sabedoria colectiva.

Falei com 5 editores da Wikipédia, uma pequena fracção dos 121 246 editores activos e uma fracção ainda mais pequena dos 45 milhões de utilizadores, sobre o impacto da informação na Internet.

KALLI MATHIOS, editora desde 2020

Pode descrever a sua motivação para se tornar uma editora da Wikipédia e de que forma está relacionada com a sua opinião sobre a liberdade de informação?

Como bibliotecária, trabalho com dados de catálogos de bibliotecas para livros, publicações em série, media e material de arquivo. A forma como o material é classificado tem impacto não só na forma como as pessoas encontram e utilizam a informação, mas também reflecte a compreensão social. Os sistemas de classificação têm preconceitos inerentes e reproduzem as mesmas estruturas de prejuízo que predominam na sociedade. Estudo isto para melhorar o meu próprio trabalho de classificação e estou constantemente à procura de novos métodos e abordagens críticas. Vim para a Wikidata para trabalhar inicialmente com ontologias que não estivessem vinculadas à classificação de bibliotecas e a sistemas fechados de bibliotecas, na esperança de experimentar novas formas de ordenar as coisas. Como antiga professora de uma escola pública, estava particularmente interessada em aumentar a visibilidade do ensino básico e secundário no Wikidata, em comparação com a visibilidade dos dados do ensino superior e da investigação.

Embora a Wikidata e a Wikipédia contribuam para o conhecimento aberto, é importante perguntar a quem se destina o conhecimento aberto e como é organizado. Por outras palavras, como é que podemos melhorar os sistemas de conhecimento mais tradicionais e de que forma é que perpetuamos o status quo? Trabalhar em projectos Wikimedia permite-me contribuir para algo gratuito, multilingue e colaborativo, em vez de apenas consumir meios de comunicação social ou criar conteúdos para benefício de plataformas de redes sociais e anunciantes.

Embora ainda opere neste ecossistema, a Wikipédia é uma das primeiras visões de uma Internet utópica que ainda está a ser utilizada quase da mesma forma que quando foi lançada em 2001; o Wikidata oferece uma interface incrivelmente amigável para aprender competências práticas em matéria de dados com consequências no mundo real. Isto tornou-me mais consciente do meu papel como utilizadora da Internet e bibliotecária, e de como posso contribuir positivamente para uma Internet que está a ficar saturada de conteúdos gerados por IA.


JIM HENDERSON

Como é que a sua experiência como editor da Wikipédia mudou a sua perspectiva sobre a disseminação de informação na Internet?

Infelizmente, grande parte da experiência pública com a Internet é vulgar, sendo tudo sobre o que vários autores ignorantes sentem. A Wikipédia oferece algo diferente, algo que penso que não é tão fácil de encontrar. O que oferecemos é um acesso mais fácil à informação, muito menos sobrecarregado pelos desejos, opiniões e sentimentos dos autores, incluindo eu. Alguns sítios como o Snopes visam especificamente as mentiras populares; nós temos uma missão mais alargada que requer mais autores e chega a mais leitores.

Qual foi a sua experiência mais gratificante como editor da Wikipédia?

O que mais me diverte enquanto editor é conhecer os meus colegas. Adoro estar com pessoas mais inteligentes que têm coisas mais importantes com que se preocupar do que saber se a sua inteligência é justamente reconhecida. 

Também tenho prazer em fazer funcionar correctamente algo que estava a falhar, como uma frase ambígua ou uma ligação a um artigo pouco relevante. Depois de 41 anos a reparar coisas para ganhar a vida, o meu sistema de recompensa interno funciona dessa forma. E ensinar. Sinto um grande orgulho quando vejo que um novo editor percebe como fazer algo porque eu o ensinei. Especialmente quando usam os seus novos poderes para encontrar e resolver um problema em que não reparei.

(continua)

A Wikipédia, contada pelos seus editores , Por Gutes Guterman

No comments:

Post a Comment