October 05, 2022

Tropecei nisto

 


Numas imagens da Casa Museu Medeiros e Almeida que fica em Lisboa na Rua Rosa Araújo. Fui lá há um par de anos, tinham acabado de fazer obras de restauração. A casa é muito bonita, tem vários tipos de chão lindos e está repleta de objectos de arte de toda a espécie. 

Adoro este tapete.

Esta sala forrada a azulejos com uma fonte e caixotões pintados no tecto é uma surpresa, pelo menos para mim foi.

Aqui não se vê bem mas o tom de verde desta sala é lindo.

A escultura deste cómoda.


Esta sala cheira a Eça de Queirós. Está toda forrada com painéis de madeira e quando se entra o cheiro a madeira antiga é tão forte que evoca as descrições das salas de jogo dos romances do século XIX como os dele ou os de Proust. Algumas sacristias também têm este cheiro porque são forradas a madeira e têm aqueles arcazes enormes em madeira antiga maciça. É um cheiro que fica impregnado nas moléculas do nariz e na memória.



Este contador Holandês é um mimo. Cada compartimento tem uma pintura de natureza morta ou paisagem. Vale a pena ir ver a casa com guia porque o casal que lá morava tem muitas histórias para serem contadas nos objectos que coleccionava e isso enriquece muito a visita. 
Tenho umas saudades de ir a museus... a Itália, por exemplo.


2 comments:

  1. Também eu! Mas tenho de o fazer na época baixa porque não se pode viajar no Verão por caisa dos turistas e do caos nos aeroportos. A ver se, para o ano, já o poderei fazer....
    UmaMaria

    ReplyDelete