October 15, 2022

Os pensadores do rectângulo



Confundir o facto da Pfizer ter visto uma oportunidade de negócio na questão das vacinas, de ter aumentado os benefícios miraculosos da vacina para melhor a venda e de haver políticos que se prestam a serem beneficiados pelas grande empresas, com as virtudes da vacina propriamente dita. Os dados mostram que a vacinação baixou drasticamente o numero de pessoas que foram parar ao hospital com covid e as que desenvolveram a doença em versão grave de ficar ligado a respiradores. 
Portanto, a mentira foi dizer que a vacina impedia a transmissão do vírus, mas essa mentira foi veiculada pelos políticos para ganhos políticos fáceis. Houve uma altura em que só diziam baboseiras.
Em Portugal o governo do senhor Costa mais a DGS diziam que as escolas não eram locais prováveis de transmissão da doença, que bastava que ficássemos a um metro de distância e que nem máscara era preciso. Só acreditou nessas baboseiras quem não tem nenhum bom senso.
Porque é que há uma mortalidade excessiva é preciso investigar, com certeza, mas dar a entender que as pessoas morreram das vacinas como faz JAD, não é honesto. Na verdade não sabemos, quer dizer, talvez alguém tenha dados para o saber, mas se tem ainda não os divulgou ou pelo menos, eu não os conheço.

Parece-me razoável que possa ter-se passado o seguinte: havia uma pandemia a espalhar-se exponencialmente; ninguém sabia se seria um caso como o da gripe espanhola que matou 100 milhões de pessoas; dado haver capacidade de desenvolver-se vacinas e/ou tratamentos, os poderes públicos pressionaram as farmacêuticas para canalizarem todos os seus recursos para este objectivo e despacharem-se a pôr cá fora qualquer coisa que acalmasse o pânico das populações - havia pânico ou já não se lembram de lutarem pelo papel higiénico?; ao mesmo tempo que os cientistas envidavam esforços neste sentido, os tipos das administrações  das farmacêuticas começaram a fazer cálculos ao lucro e de como podiam aproveitar o negócio (patentes, etc.); exageraram os benefícios do produto, como fazem todos os vendedores e a publicidade em geral; os políticos, sendo os cobardes e facilitares de negócios que se sabe, disseram amen a tudo. Agora, daí a dizer-se que as vacinas são uma trata e balelas e que tudo é uma impostura, vai um grande passo. Todos os meus médicos, sem excepção, me aconselharam a vacinar, mas evidentemente são todos mais ignorantes da medicina que JAD. 

Não percebo as pessoas anti-vacinas. Uma pesquisa, mesmo superficial, mostra os benefícios em termos de saúde pública das vacinas em doenças que durante toda a história humana dizimaram populações, de maneira que me faz confusão as pessoas serem em geral contra as vacinas e misturarem isso com a ganância dos administradores de empresas e políticos, como se as coisas fossem: ou a tua empresa é pura e não tem gestores gananciosos que tentam vender o produto a todo o custo ou o teu produto mata e é tudo uma balela.

Quanto às considerações da guerra que a Ucrânia impôs à Russia, não percebo como é que, ao fim de 7 meses de atrocidades russas de escolherem bombardear civis, torturar civis, executar pessoas e atirá-las para valas comuns, violar crianças, etc. ainda há quem seja contra Zelensky por querer defender o seu país e seja a favor de sermos amiguinhos de Putin, aquele que prometeu publicamente, várias vezes, acabar com a Ucrânia e com os ucranianos.

Finalmente, quando esta senhora diz, Note-se que em Portugal, sob o signo desta balela, não faltaram supostos fazedores de opinião e aprendizes de feiticeiro, a minha pergunta é: não se olha ao espelho? Mas o que é esta articulista e todos os outros que escrevem artigos de opinião senão "fazedores de opinião"? Ou ela pensará que as suas opiniões foram tocadas pelo divino e trazem a marca da verdade???


Ciência instantânea

Joana Amaral Dias

Em 2020 [a Pfizer] lucrou 37 mil milhões de dólares com a dita vacina, tornando-a o produto mais lucrativo da História, segundo o The Guardian. Em 2021, as suas receitas mais do que duplicaram, cifrando-se em 81,3 mil milhões.

(...) afinal, era tudo uma gigante e colossal banha da cobra? Uma treta?! Procedeu-se à maior operação de discriminação alguma vez vista com base numa obesa mentira? Note-se que em Portugal, sob o signo desta balela, não faltaram supostos fazedores de opinião e aprendizes de feiticeiro, muitos influencers (vários pagos e bem pagos), a advogar duras punições e castigos para os não vacinados.

“O excesso de mortalidade na UE aumentou 16% quando comparado com a média dos últimos cinco anos. Se olharmos para o mapa, verificamos que os países com as taxas de vacinação mais altas são também os que têm a maior mortalidade em excesso. Logo, é legítimo perguntar se existe alguma relação.”



Teste rápido

Sabe quanto é que a UE já pagou à Rússia desde o início da guerra (patrocinando-a) pela compra de gás e petróleo?

(Resposta: 100 biliões de euros)

Autoteste

O que é pior:

1 - A Europa financiar esta guerra em vez de investir no abaixamento da tensão e na diplomacia;

2 - A banalização do conflito, transformado em jogo de vídeo;

3 - Zelenski diabolizar quem apela à paz e andar de peito feito a demandar mais ajuda internacional;

4 - Muitos torcerem para que Putin dê aquele pretexto final para que se grite: “Que se lixe! Vamos com tudo!”;

5 - Todas as opções anteriores juntas e somadas.

No comments:

Post a Comment