August 08, 2022

Fui aprender exercícios para a voz

 


Exercícios específicos para o meu problema que é ter uma das cordas vocais semi-paralisada devido ao tumor estar a exercer pressão em cima dela e não a deixar mexer-se à vontade. A boa notícia é que, segundo o terapeuta da fala que consultei, o problema é reversível, sobretudo porque tenho uma capacidade pulmonar muito boa - quem diria, com este trambolho gigante aqui enfiado?

É tudo uma questão de exercícios e de ter certos cuidados. Muitos já tenho, como beber litros de água diariamente, mas outros tenho de perder como beber água gelada ou pigarrear. Proibido. O terapeuta disse-me que considera os cantores, professores e actores como atletas de alta competição da voz, devido ao esforço intenso e continuado que fazem e aos perigos de lesões que isso comporta. Ele é coach desses três grupos profissionais.

Tenho um mês para fazer estes exercícios e ir lá mostrar melhorias. Tenho de me disciplinar.

Para os que querem saber o que fazer e o que não fazer no que respeita à voz, podem seguir o seu canal no YouTube. Fica aqui uma comunicação dele com três dicas para uma melhor voz.

No comments:

Post a Comment