June 14, 2022

Por falar em transportes- Setúbal

 


Setúbal é uma cidade pequena mas tem mais de 90.000 pessoas habitantes só na área urbana. O munícipio tem mais de 120 mil pessoas.

Há pouco tempo a central das camionetas que ficava no centro da cidade fechou. Os autocarros urbanos mudaram: mudou a frota, mudaram os trajectos e mudou o preço. Pelos vistos o bilhete comprado ao motorista passou de €1.60 para €2.60. Resultado: as pessoas em vez de irem de autocarro, juntam-se aos pares ou trios e partilham um táxi. 

Táxis: há quarenta e tal táxis para esta gente toda... aliás, há menos porque ao que me dizem, há taxistas que se reformam e não entregam a licença. Quer dizer, a procura é tanta e a oferta tão pouca que nunca há táxis e os taxistas dão-se ao luxo de recusar serviço por toda a ordem de razões. Porque estão a almoçar, porque a viagem é curta, porque não gostam da estrada, porque não gostam da pessoa, porque a pessoa anda de canadianas, porque... Se eu não tivesse uma taxista com quem ando para todo o lado, estava tramada. À noite, a partir das 11 e tal não há táxis. É indiscritível.

Entretanto, dizem-me pessoas que estudam em Lx e/ou lá trabalham que desde que fecharam a estação rodoviária e passaram a central de camionetas para um dos limites da cidade, no meio de um descampado atrás do sol posto, mas relativamente perto de uma aglomerado de prédios, tipo cogumelos, a vida é um inferno. É suposto os autocarros para Lx passarem na estação chamada de Setúbal que era antes só de comboio mas agora também tem camionetas e passou a chamar-se Interface. Acontece que diminuíram o número de viagens para Lx e os autocarros ao chegarem à estação nem param porque já vão cheios. Como a diferença de horário das camionetas e do comboio é de 2 minutos, quem perde a camioneta perde também o comboio. Disse-me a minha taxista que os táxis têm transportado muita gente para Lx por causa da falta de camionetas e da incompetência de todo o serviço.

Setúbal é uma cidade linda nos postais: a serra, o rio, Tróia,  o mar. O pior mesmo são os serviços da cidade que são só para inglês ver. Agora há muitas bicicletas na estação - não sei se é para as pessoas irem de bicicleta para Lx.


No comments:

Post a Comment