June 03, 2022

Coisas que irritam

 


A ignorância das pessoas em geral no que respeita aos professores e às escolas chega a irritar. É que emprenham pelos ouvidos sem o mínimo espírito de objectividade. Acreditam em todas as cenas que aparecem nos jornais. Não gostam deste ministro mas quando ele diz que os professores não sabem nada e que o problema são os professores, e quando vem aquele iluminado da ponte dizer que é genial e os outros professores são todos estúpidos e atrasados, acreditam logo em tudo. Querem muito acreditar que os professores não prestam... não sei mas deve ter que ver com insuficiências e aquele mecanismo psicológico do tempo de Hitler de culpar os judeus para se sentir superior.

Na minha escola umas pessoas que lá estão mais um asqueroso que já lá não está (encontrei há pouco tempo num formação que acabei por deixar cair porque não já tenho saúde par conviver com gente odiosa que só diz e faz mal), puseram-me uma fama de calúnias e mentiras tão grandes e que espalharam por todo o lado que até gente que não conheço de lado nenhum me mandava (e ainda manda) bocas em blogs aí pela internet. Queriam muito acreditar porque há muito machismo neste país. O que me vale é que estou há muito tempo naquela escola e trabalho com os colegas há muito tempo e conhecem-me a trabalhar porque senão estava tramada. E porque me dou bem com os alunos e tenho muito boa reputação nesse trabalho. Mas foi uma coisa muito infame. Se eu fosse outro tipo de pessoa tinha entrado numa grande depressão. (Agora estão a fazer isso a outra) Pois, é exactamente o mesmo que fazem aos professores. Mentiras, calúnias, desvalorização, discriminação, tentar ostracizar os professores na sociedade. E as pessoas emprenham tudo. Porquê? Porque querem muito acreditar para sentir-se superiores.

Mas isto irrita. Ter que justificar que não sou burra e incompetente a pessoas que não sabem nada do meu ofício e só dizem coisas ignorantes. Chiça!


No comments:

Post a Comment