May 13, 2022

Esta notícia sobre Rendeiro diz o que estou a ler?

 


Rendeiro soube que ia deixar de ter a representação da sua advogada e que ia passar a ter um representante oficioso e por isso matou-se? Quando um indivíduo que tem... não sei, ¿30 milhões... e está habituado aos melhores advogados, se vê na perspectiva de perder o dinheiro todo ao ponto de ter de ficar com um representante oficioso percebe que perdeu o acesso à justiça e prefere matar-se a estar destinado a uma vida sem nenhum controlo sobre o meio que o rodeia? A vida na miséria é insuportável? 

De que serviram os roubos e os desfalques dele? Para ter uns luxos durante uns anos e sentir-se muito poderoso e depois chegar aos 70 anos, perder tudo e acabar sozinho numa prisão horrível longe de tudo e de todos. Que vida miserável...

Se todos os criminosos de colarinho branco fossem julgados e condenados como ele foi, se falhar havia menos ladrões de milhões que desfalcam o erário público para enriquecimento pessoal. Se não andassem sempre com bandidos a safarem-nos dos crimes.

Não encontro nenhum prazer no destino dele mas também não tenho nenhuma pena: ele estava onde quis e escolher ficar. Gastou muito dinheiro para construir a realidade em que estava, gabou-se publicamente de ser muito esperto na fuga e a decisão de lá ficar e não voltar foi dele. Ele sempre soube o que estava a fazer e as consequências possíveis.



O Ministério Público sul-africano (National Prosecuting Authority, NPA) revelou que João Rendeiro iria comparecer em tribunal, porque a sua advogada, June Marks, ia deixar de o representar no julgamento do processo de extradição.

"A conferência de pré-julgamento para a audiência de extradição de João Rendeiro foi marcada para 20 de maio de 2022. Durante esta semana, o Estado recebeu uma notificação do representante legal do Rendeiro, declarando que ela irá retirar os seus serviços. 
O Estado requisitou então que Rendeiro comparecesse hoje no Tribunal de Verulam para que as questões jurídicas pudessem ser abordadas antes da conferência de pré-julgamento da próxima semana", refere uma nota do NPA à comunicação social.

No comments:

Post a Comment