March 11, 2022

A crónica de MST hoje no Expresso. Uma lástima...

 


Desde dizer que Putin tem razões históricas para se impor com direitos de proprietário à Ucrânia (desde quando a história confere direitos de propriedade? Devemos aceitar que os muçulmanos se reinstalem aqui na Península?) a dizer que Zelensky é um falso herói ridículo a imitar Churchill escondido num bunker a escrever twits cheio de vaidade, passando por se queixar dos refugiados ucranianos, nenhum adjectivo poupa para ofender o Presidente da Ucrânia. 

Em primeiro lugar, Churchill é quem nunca pôs os pés no terreno e nunca saiu do bunker da sua ilha, ao contrário de Zelensky que está no meio da guerra com umas dezenas de assassinos no seu encalço. Chamar-lhe falso herói (se calhar MST é um fã dos filmes americanos onde se fazem ameaças ao Presidente dos EUA e este pega em armas e salva o país, o que nunca aconteceu na realidade americana mas está a acontecer na realidade ucraniana) cheira a inveja, tanto da sua coragem como do aplauso mundial que ele tem tido e que MST gostaria de ter. Talvez sonhe em ser mundialmente famoso lol.

Em segundo lugar, o que fez de Churchill uma figura maior foi justamente ir contra as vozes dos cobardes que defendiam, da mesma maneira e com os mesmos argumentos que MST usa agora, que se deixasse Hitler apropriar-se dos checos e dos polacos e aconselhava-os a darem a Hitler o que ele quisesse para terem 'paz'. MST diz que a Ucrânia deve sacrificar-se pela paz. Que paz é essa em que um déspota diz ao mundo o que tem de ser para lhe agradar?

MST diz que Zelensky apela à terceira guerra mundial ao pedir que o ajudem a defender o seu país e que se devia negar ajuda... uma lástima...

Toda a crónica dele é um misto de inveja mal disfarçada do heroísmo de Zelensky, admiração pelos homens de poder bélico como Putin e medo que a guerra lhe estrague o glamour triste da sua vidinha burguesa.
 
Nunca um fruto caiu tão longe da árvore.


A coragem está na paz, não nos falsos heroísmos



No comments:

Post a Comment