February 02, 2022

Quantas vezes é que a mulher vai ter que pedir desculpa?

 




Ela fez um comentário de ignorância e não de racismo, pois para ela, racismo é quando envolve brancos a tratar mal negros ou latinos. Agora judeus, na mentalidade dela são brancos, caras-pálidas. Já foi suspensa do programa. Desde quando vivemos numa sociedade em que não podemos errar ou dizer qualquer coisa inapropriada sem sermos logo socialmente punidos, envergonhados, excluídos? Passar a ter medo do que se diz para não ofender as pessoas erradas, aquelas com poder para tirar o ganha-pão de cada um? 


Whoopi Goldberg suspended from 'The View' over Holocaust remarks

(CNN)Depois de pedir desculpa nos meios de comunicação social pelos seus comentários sobre o Holocausto, Whoopi Goldberg abriu "The View" na terça-feira, abordando novamente a situação.

"Ontem, no nosso programa, falei de maneira errada. Tweetei sobre isso ontem à noite, mas quero que ouçam directamente", disse a comediante e actriz. 
"Disse algo e sinto a responsabilidade de não deixar de examinar, porque as minhas palavras perturbaram muitas pessoas, o que nunca foi a minha intenção. Agora compreendo porquê, e por isso estou profundamente grata porque a informação que recebi foi realmente útil, e ajudou-me a compreender algumas coisas diferentes".

No "The View" um dia antes, provocou indignação porque disse, durante uma mesa redonda, acerca de uma decisão do distrito escolar do Tennessee de proibir "Maus" que "o Holocausto não foi sobre raça" porque que envolveu "dois grupos de pessoas brancas".

"Eu disse que o Holocausto não tinha a ver com raça e que era antes com a desumanidade do homem para com o homem", disse Goldberg na terça-feira em "The View". "Mas trata-se, de facto, de raça, porque Hitler e os nazis consideravam os judeus como sendo uma raça inferior".
E continuou: "Agora, porque as palavras importam, lamento os meus comentários, como disse, e já corrigi. Também estou com o povo judeu".


6 comments:

  1. Tens razão em parte. A Whoopi já tem idade suficiente para conhecer bem a história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto...

    ReplyDelete
  2. Não ser ignorante não é uma obrigação legal. E não tem só que ver com o Holocausto. Cada vez mais se entende que racismo são brancos a maltratar pessoas 'de cor'. Chamamos racistas aos isrealitas pelo modo como tratam os palestinianos, mas da maneira como no Líbano de tratam os palestinianos (que é 100 vezes pior) ninguém fala porque os libaneses são pessoas de 'cor', logo, não é racismo.

    ReplyDelete
  3. Mais uma razão para uma pessoa com a exposição mediática da Whoopi não falar sem conhecimento de causa. Ela é uma mulher inteligente e, por isso, admitiu o erro e pediu desculpa. Mas podia tê-lo evitado.

    ReplyDelete
  4. Ó Manuela, uma pessoa que está num programa diário e todos os dias fala em público, necessariamente de vez em quando erra e diz disparates e fala com ignorância. Isso é inevitável. E como o faz publicamente, toda a gente o vê. Faz-me lembrar os pais e as pessoas em geral, quando apontam o dedo a um professores porque disse qualquer coisa na aula disparatada. Quer dizer, uma pessoa passa não sei quantas horas por dia a falar, muitas vezes cansada, inevitavelmente, de vez em quando diz um disparate.

    ReplyDelete
  5. Bom, mas há disparates e disparates. Este é um disparate que não é fruto de cansaço ou distração. É um disparate que ninguém pode cometer, a não ser que esteja de má fé! Ela própria admitiu que não sabia! Pediu desculpa e fez bem. É claro que o disparate é tê-la tirado do programa!

    ReplyDelete
  6. Pois, isso é que me parece um exagero próprio deste tempo em que a opinião contrária é logo censurada, obliterada, publicamente enforcada...

    ReplyDelete