Os patinadores em geral costumavam ter carreiras muito longas porque depois de deixarem a alta competição entram em imensos shows artísticos e alguns trabalham até aos 40 anos. A Katarina Witt, por exemplo, que foi uma lendária campeã, agora com 55 anos, começou na alta competição aos 14 anos e esteve lá até aos 25 anos. Depois trabalhou em shows de patinagem no gelo até aos 40 anos.
As «Eteri girls» como se lhes chama, são muito faladas, mas em geral, hoje em dia, os treinadores são selvagens para as mulheres. Nos pares, para que os homens possam segurá-las com uma mão e atirá-las alto no ar, são vítimas de bullying por parte dos treinadores que lhes chamam gordas. Basicamente passam fome. Aos 15 e 16 anos elas fazem aqueles triplos -agora, quádruplos- saltos porque pesam como penas mas depois quando o corpo começa a mudar falta-lhes a técnica e começam a cair.
Aqui, Alexandra Trusova a fazer um programa dificílimo cai várias vezes. Ela está nestes jogos de 2022, mas já lá está a nova estrela dos saltos quádruplos, Kamila Valieva.
Kamila Valieva hoje, fez história com mais do que um salto quádruplo. Num deles caiu mas o programa é tão difícil tecnicamente que mesmo assim fico à frente das outras. Tem 15 anos. Quantos anos vai durar? Estas miúdas, «Eteri girls», são fósforos que os adultos acendem para as medalhas de outro, mas ardem rapidamente.
A treinadora loura que aparece nestes vídeos com estas miúdas é Eteri Tutberidze.
No comments:
Post a Comment