December 09, 2021

Platão na cozinha



Platão, Atenas, c. 400 AEC. 

4 grandes ideias:


Ideia 1.
Pensa mais e fortalece-te com o conhecimento.

Quase nunca pensamos profunda e logicamente sobre a maioria das coisas, na vida. Um grande número de pessoas simplesmente segue a corrente - o que os gregos na época de Platão chamavam, «doxa» ou opinião popular.

As opiniões populares têm tendência a levar-nos para valores errados e impedem-nos de individualidade. O remédio de Platão é, «Conhece-te a ti mesmo», o que significa fazer um tipo especial de terapia e filosofia: submeter as nossas ideias e pensamentos a um exame em vez de deixar que o comportamento seja moldado por impulsos.

A chave é fortalecer-se com o conhecimento para não ser lançado e arrastado pelas emoções. Caso contrário, as nossas emoções e opiniões populares arrastar-nos-ão perigosamente como cavalos selvagens. Este auto-exame é chamado de "diálogo socrático". Podemos tê-lo connosco mesmos ou com um mentor, que ajude a clarificar as suas ideias. Isto leva-nos à 2ª grande ideia.


Ideia 2. 
Deixe que o seu amado o mude.

Não se refere à noção estrita ou populista do termo, amante.

Platão diz que "o verdadeiro amor é admiração". Seu amante, neste sentido em que as pessoas de quem quer aproximar-se e com quem quer estar significativamente, são aqueles que têm certas qualidades cintilantes que aprecia e/ou lhe faltam a si próprio. Ao aproximar-se deste tipo de pessoas, irá naturalmente adquirir mais destas qualidades no processo. É isso que hoje-em-dia chamamos crescer com o outro.

As pessoas certas nas nossas vidas ajudam-nos a crescer até ao nosso potencial máximo. Platão aconselhava que, numa boa relação, um casal não se deve amar-se exactamente como é neste momento, mas estar empenhados em melhorar-se em relação ao outro. "Cada pessoa deve ser activa na sedução do outro para se tornarem, cada um, uma possibilidade melhor de si próprios".


Idéia 3. 
Descodificar a mensagem de beleza.

Todos nós amamos coisas belas. Mas Platão perguntou porquê amar a beleza? Os objectos bonitos sussurram-nos verdades importantes sobre a boa vida. Coisas bonitas lembram-nos as qualidades de que precisamos ou que podem estar em falta nas nossas vidas.

A fealdade, por outro lado, notou Platão é também um assunto sério. A feiúra apresenta personagens perigosas à nossa frente. Artes, pinturas, poemas, romances, etc., são portanto terapêuticos, pois ajudam-nos a apreciar a beleza, e não apenas como uma forma física humana.


Ideia 4. reformar a Sociedade 

Platão foi o primeiro pensador utópico do mundo. Estava preocupado com a sociedade, não só criando grandes soldados e gabando-se de poder militar, mas também produzindo pessoas realizadas. Uma série de mudanças deve ser feita por qualquer sociedade que queira criar e ter pessoas realizadas.

Em primeiro lugar, o foco não deve ser apenas nos ricos e nas celebridades famosas. Na maioria das vezes, este conjunto de pessoas é excessivamente admirado pela maioria das sociedades. As celebridades influenciam a nossa visão e conduta, pelo que os maus heróis dão glamour a falhas de carácter.

O pensamento de Platão era que celebridades glamorosas, tais como atletas super estrelas e artistas musicais, deveriam ser substituídas por uma nova raça de celebridades - pessoas sábias e boas, que Platão chamou de guardiãs. Deviam ser modelos de carácter e bom comportamento Deviam ser conhecidos pela sua modéstia, registo de serviço público, hábitos simples, antipatia pela ribalta e a sua sábia experiência. Este tipo de pessoas deveriam ser as pessoas mais honradas e respeitadas da sociedade.

Nos seus esforços para criar uma raça especial de sábios e filósofos, Platão criou uma escola chamada Academia, para ensinar as pessoas a serem boas e sábias. Durou 1000 anos, embora ao fim de umas centenas de anos já não era aquilo que tinha sido criado. O objectivo era criar filósofos sábios que se tornassem reis e governassem a terra. Platão acreditava que o mundo será um lugar muito melhor e criará um povo mais realizado apenas quando os políticos se tornarem filósofos. Por outras palavras, o mundo só funcionará melhor quando "os reis se tornarem filósofos e "os filósofos se tornarem reis". 


Credit & see more: School of Life.  https://www.youtube.com/watch?v=VDiyQub6vpw
Phil Osagie 

No comments:

Post a Comment