September 09, 2021

Engenho humano

 


Qanāt ou kariz (no Irão) ou Karez (no Afeganistão), o sistema de gestão de água utilizado para garantir um fornecimento estável de água e prover irrigação, descrito no livro de Michener, Caravans. Segundo nos é dito neste livro, estes aquedutos subterrâneos são adequada para territórios desertos e quentes devido à rápida evaporação da água em contacto com o ar.

Um qanat é um canal subterrâneo suavemente inclinado para transportar água de um aquífero ou poço de água para a superfície para irrigação e beber - um aqueduto subterrâneo. Construído no Irão, Iraque e várias outras sociedades, este é um antigo sistema de abastecimento de água de um poço profundo, que faz uso de uma série de poços de acesso vertical. O valor desse sistema está diretamente relacionado à qualidade, volume e regularidade do fluxo de água. Tradicionalmente, os qanats são construídos com mão de obra nas áreas de língua árabe por um grupo de trabalhadores qualificados, conhecido como muqannīs. A profissão, bem paga, era normalmente passada de pai para filho.

De acordo com a maioria das fontes, a tecnologia qanat foi desenvolvida na Pérsia Antiga no início do primeiro milênio AEC e espalhou-se lentamente para o oeste e leste. No entanto, sistemas análogos parecem ter sido desenvolvidos de forma independente na China e na América do Sul, especificamente no sul do Peru.
Enciclopédia site:ao.wikiqube.net

funcionamento da Qanat 

O Qanat ou Kareez, de Gonabad, província de Razavi Khorasan, Irão.
É uma fonte de água com 3000 anos de idade.
O comprimento do kareez de Gonabad é de 33,113 metros e contém 427 buracos para água.


O Qanat, visto por dentro.

No comments:

Post a Comment