July 30, 2021

Hoje é o dia da amizade



Amizade, é o quê?

É uma forma de amor - inclui um vínculo de afecto e de apego duradouros, intimidade, confiança e respeito entre duas pessoas. Honestidade e boa intenção. 

A Enciclopédia Britânica diz da amizade:

A amizade é geralmente caracterizada por cinco características que a definem:

1. É uma relação diádica, o que significa que envolve uma série de interacções entre dois indivíduos conhecidos um do outro.

2. É reconhecida pelos dois membros da relação e é caracterizada por um laço ou vínculo de afecto recíproco.

3. Não é obrigatória; dois indivíduos escolhem formar uma amizade um com o outro. Nas sociedades ocidentais, as amizades são uma das relações estreitas menos prescritas, sem deveres formais ou obrigações legais um para com o outro.

4. É tipicamente de natureza igualitária. Ao contrário das relações entre pais e filhos, por exemplo, cada indivíduo numa amizade tem aproximadamente a mesma quantidade de poder ou autoridade na relação.

5. É quase sempre caracterizada por companheirismo e actividades partilhadas. Na realidade, um dos principais objectivos e motivações da amizade é o companheirismo. Além disso, as amizades de adolescentes e adultos desempenham frequentemente outras funções, tais como servir como fontes de apoio emocional e proporcionar oportunidades de auto-divulgação e intimidade.


A Wikipédia diz:
"Embora existam muitas formas de amizade, algumas das quais podem variar de lugar para lugar, certas características estão presentes em muitos tipos de tais laços. Tais características incluem a escolha de estar um com o outro, o desfrutar do tempo passado juntos, e o ser capazes de desempenhar um papel positivo e de apoio um ao outro."


Segundo a muito conhecida Clínica Mayo: 

"A amizade enriquece a vida e melhora a saúde. As amizades podem ter um grande impacto na saúde e bem-estar, mas nem sempre é fácil construir ou manter amizades. 
Os amigos ajudam a celebrar os bons tempos e dar apoio durante os maus momentos. Os amigos evitam a solidão e dão também a oportunidade de oferecer o companheirismo necessário. Os amigos também podem: aumentar o sentido de pertença e propósito; aumentar a felicidade e reduzir o stress; melhorar a auto-confiança e auto-valorização; ajudar a lidar com traumas; encorajar a mudar ou evitar hábitos de vida pouco saudáveis, tais como o consumo excessivo de álcool ou a falta de exercício."

É claro que ninguém se torna amigo de outra pessoa a pensar: vou ser amigo desta pessoa porque me faz bem à saúde, pois esse tipo de instrumentalização é contrário ao espírito de amizade que é um laço afectivo desinteressado. Porém, é verdade que as amizades têm aqueles benefícios.



8 comments:

  1. Eu tive um casal "amigo" que costumava dizer que era muito importante ter ,entre os seus amigos,médicos e advogados....
    Já não falo com eles há muitos anos....

    ReplyDelete
  2. Não estava a falar desse tipo de pessoas a quem nos referimos como, 'amigos' mas que não são amigos íntimos, são mais pessoas da nossa rede de relações.

    ReplyDelete
  3. Eu acho que estas pessoas não são amigos. Ponto. Nem me interessa falar com eles em situação nenhuma.
    Para mim, um amigo é uma pessoa que gosta de mim e com quem eu posso partilhar coisas boas e más.
    Os outros não são nada.

    ReplyDelete
  4. Isso não estou bem de acordo. Há amigos de vários graus. Ou melhor, temos relações amigáveis de graus e qualidade diferente com vários tipos de pessoas. Há pessoas por quem se tem afecto e com quem se gosta de estar e falar, mas onde não há nenhuma relação de intimidade. E mesmo entre esses há vários tipos de relações.

    ReplyDelete
  5. Não, para mim não há meio termo. Ou sim ou sopas!

    ReplyDelete
  6. Não sou assim. Tenho um amigo de cinema. Trocamos impressões de outras coisas também, mas é sobretudo um amigo de partilhar cinema. Houve uma altura que tinha umas amigas de copos. Íamos beber um copo muito de vez em quando e divertir um bocado. Tenho amigos da música. Amigos da filosofia, da matemática. Também falamos de outras coisas da vida, mas o pretexto é esse. Amigos das caminhadas. Amigos de infância. etc. Não são amigos de falar com muita frequência e de nos vermos muitas vezes mas estamos presentes na vida uns dos outros e gostamos uns dos outros e de falar e trocar impressões. E se precisássemos de alguma coisa podíamos contar uns com os outros. como já aconteceu várias vezes o que também tem que ver com as profissões de cada um. A mim de vez em quando pedem-me ajuda para os filhos no estudo, se estão ali na adolescência. E eu ajudo, não me custa nada. A outros pedem outras coisas. Mas não somos amigos de grande intimidade.

    ReplyDelete
  7. Tu tens amigos por grupos. Agrupas os amigos. Não os partilhas entre si. Eu não sou assim. Mas cada pessoa é como é.
    Atualmente, tenho muito poucos amigos. É a vida...

    ReplyDelete
  8. Amigos nesse sentido em que falas há muito poucos.
    Não tenho amigos por grupos, mas tenho amizades por interesses comuns ou vivências comuns. Por exemplo, já vivi em sítios muito diferentes e fiz amigos nesses sítios onde vivi e com quem já tive mais proximidade ou até muita, mas agora tenho menos. Mas continuamos a estar na vida uns dos outros e vemo-nos de vez em quando. Também tenho amigos são pessoas muito mais novas do que, com menos 30 anos ou mais. Foram alunos, agora são amigos. Há interesses que nos juntam, mas temos vidas muito diferentes por causa da diferença grande de idade. Fiz uma amiga do cancro, como lhe chamo. É recente. Temos intimidade mas só nesse registo, porque apoiamo-nos uma à outra enquanto fazíamos tratamentos e partilhámos muita coisa parta ajudar a animar. Agora falo muito menos com ela. Houve uma altura que falávamos muito e encontrávamo-nos. Há coisas da doença que só posso dizer a quem a teve, porque quem está de fora não percebe. Há grupos que não dá para misturar...

    ReplyDelete