July 05, 2021

Duas palavras - 1ª Desarrumar

 


Começa com o prefixo «des-», indicando oposição, mais «arrumar», palavra descendente do Germânico «rum», “espaço onde ficava a carga em navios antigos”- daí o sentido de “colocar em ordem, dispor”.

Há governos que põem em ordem a carga do país que são os assuntos públicos e há outros que a desarrumam: desarrumam as leis, desarrumam o trabalho nos vários sectores, desarrumam a justiça, a educação, a saúde, as boas contas públicas, a economia, enfim, os assuntos públicos que lhes cabe arrumar, como cargas num navio, para que estejam acessíveis, não se deteriorem e não se percam nas tempestades.

Arrumar está ligado a «acertar», formada por «a», prefixo que significa ausência, negação + certus, do latim, que significa, “seguro, fixo, determinado, garantido”, derivado de cernere, “distinguir, decidir”, originalmente “peneirar, separar”. A ideia é que, ao fazer um «acerto», o resultado seja garantido. 

«Desacerto», portanto, tendo o «des-» que indica oposição, é o oposto de acerto, logo, uma incapacidade em distinguir, peneirar, separar.

Lemos hoje que quem sair de casa depois das 11 horas da noite se arrisca a ir preso - pode ser sancionado com prisão até um ano e quatro meses ou 160 dias de multa. Entretanto, o mesmo governo que ameaça prender não criminosos por saírem depois das 11 da noite, libertou mais de dois mil presos, esses sim, que cometeram crimes
Temos então o desacerto absurdo de libertar criminosos por causa da pandemia ao mesmo tempo que se prendem inocentes, por causa da mesma pandemia. Uma 'desarrumação' evidente, um 'desacerto' de medidas.

Da mesma maneira desacertada e desarrumada a segunda figura do Estado incentiva as pessoas a viajarem em massa ao mesmo tempo que outros membros do governo ameaçam os que se juntam em festas, em massa.

Se fossemos ver as medidas dos governantes e como colidem umas com as outras e discordam da própria lei o que vemos é uma constante desarrumação e desacerto. E como estamos no meio de uma tempestade, arriscamo-nos a perder a carga ou deixá-la deteriorar-se ao ponto de não mais poder recuperar-se.

Entretanto, a 'desarrumação' crónica origina a 'desagregação' do sistema. «Desagregação», uma palavra cunhada por um físico alemão, Rudolph Clausius no seu trabalho sobre leis da termodinâmica e a estropia dos sistemas.

No comments:

Post a Comment