June 23, 2021

Esculturas para cheirar

 




O cheiro pode ser um meio artístico? Um perito em perfumes juntou-se a Joana Vasconcelos e outros artistas para fazer 'Esculturas Olfactivas'.

Anna Sansom


Temos arte para os olhos e música para os ouvidos, mas onde estão os estímulos criativos para o nosso sentido de olfacto?

Uma nova exposição na casa de leilões Phillips em Paris aborda esta questão através de uma exposição de esculturas olfativas de seis artistas, incluindo Joana Vasconcelos e Adel Abdessemed, que incorporam fragrâncias criadas de forma única por perfumistas.

"Profile By" é o fruto de uma exploração da perita em fragrâncias Diane Thalheimer, que convidou cada artista a juntar-se a um perfumista para desenvolver uma fragrância e incorporá-la numa obra de arte. 
Diane Thalheimer partilhou a sua ideia com a empresa de produção de fragrâncias International Flavors and Fragrances (IFF), que concordou em associar seis dos seus perfumistas com os artistas seleccionados por Thalheimer. Estranhamente, Vasconcelos é a única mulher artista incluída no projecto. Thalheimer aproximou-se mais tarde de Phillips, que se ofereceu para acolher a exposição no seu local.

"Escolhi artistas que têm personalidades fortes e uma abordagem distinta para fazer arte porque isso significa que a sua identidade olfactiva será mais forte", disse Thalheimer à Artnet News. Depois entrevistou cada artista para desvendar a sua "identidade olfativa" antes de combinar cada um deles com um perfumista da IFF.

                                              Joana Vasconcelos. Photo: Kyla Rosselli.


Vasconcelos transmite no seu perfume, intitulado Lança, o seu interesse pelo bem-estar e pelo yoga. A sua colaboradora, a perfumista Anne Flipo, procurou traduzir os sete chakras numa fragrância à base de incenso, que é difundida através da pequena cerâmica branca em forma de cruz de Vasconcelos, decorada com croché de cores vivas.

"Tivemos reuniões de Zoom todas as semanas para discutir a fragrância e encontrámo-nos em Paris para que eu pudesse compreender o mundo das fragrâncias [visitando o laboratório da IFF]", disse Vasconcelos, que representou Portugal na Bienal de Veneza de 2013.

A experiência de incorporar o olfacto no seu trabalho levou Vasconcelos, que expôs obras monumentais no Château de Versailles e na loja de departamentos Bon Marché, a contemplar a escultura de forma diferente. "Normalmente as minhas peças são muito grandes e ocupam um espaço. Aqui, as esculturas são pequenas e é a fragrância que preenche o volume do espaço", disse ela. Vasconcelos pretende incorporar na sua exposição na capela Sainte-Chapelle de Vincennes em França, no próximo ano, esculturas olfactivas.

A exposição destaca também a importância do olfacto numa altura em que muitas pessoas estão a perder-lo  "O meu primo é uma das muitas pessoas que perderam o olfacto depois de contratar a COVID-19", disse Vasconcelos.


                                                      Pablo Reinoso. Photo: Kyla Rosselli.


Entretanto, o artista franco-argentino Pablo Reinoso, que concebeu frascos de fragrâncias no passado, colaborou com o perfumista Domitille Michalon Bertier para desenvolver um aroma fresco e amadeirado que se difunde através da parte de esmalte da sua escultura em espiral de madeira, Rocking Me.

"Trabalhei na criação de fragrâncias para Givenchy, mas esta é a primeira vez que desenvolvo algo sobre o meu próprio gosto e não estrategicamente para o consumidor", disse Reinoso. "O meu conceito é que balançar a escultura activa a fragrância".

A peça mais sensual é talvez a Noli me tangere-uma bola contendo uma fragrância de rosa oriental equilibrada sob uma escultura branca de cerâmica e gesso do pé de uma mulher. "Quando cheirou a rosa [nota], pensou imediatamente no pé de uma mulher e imaginou ver uma mulher que não conseguia alcançar", explicou o perfumista Paul Guerlain.


                                          Adel Abdessamed Photo: Kyla Rosselli.


O escultor e designer francês Hubert Le Gall está tão entusiasmado com o projecto que incluiu as suas peças perfumadas na sua actual exposição "Greek Fantasy" em Villa Kérylos, no sul de França. Trabalhou com Jean-Christophe Hérault na fragrância aromática inspirada no deus grego do vinho, Dionísio, que é difundida através de um vaso perfurado por um ramo com contas de vidro.

Cada escultura é produzida numa edição de 15 a 50, com preços entre 4.000 a 14.000 euros (4.800 a 16.900 dólares).

"Profile By" pode visitar-se em Phillips, 46 Rue du Bac, 75007 Paris, até 24 de Junho de 2021.

No comments:

Post a Comment