Faz hoje um ano que a OMS declarou a COVID-19 uma pandemia global.
Cronologia da Covid-19, desde os primeiros casos na China, até hoje.
Janeiro de 2020
7 de Janeiro
New Scientist relata doenças misteriosas
New Scientist relata, pela primeira vez, cerca de 59 casos de uma misteriosa doença semelhante a uma pneumonia na China, ligada a um mercado húmido em Wuhan. Os indivíduos afectados ficaram doentes entre 12 e 29 de Dezembro de 2019.
9 de Janeiro
É identificado um novo coronavírus
A OMS relata que as autoridades chinesas identificaram um coronavírus completamente novo como a causa da doença e sequenciaram o seu genoma, menos de um mês desde que a primeira pessoa ficou doente.
11 de Janeiro
O mundo regista a sua primeira morte por coronavírus
A China relata que um homem de 61 anos de idade se tornou a primeira vítima conhecida do novo coronavírus. Era um cliente habitual no mercado húmido de Wuhan.
23 de Janeiro
Início dos lockdowns
Wuhan é colocado sob um estrito bloqueio por parte do governo chinês. Todas as viagens para dentro e para fora da cidade são proibidas.
25 de Janeiro
O coronavírus consegue chegar à Europa
O primeiro caso de coronavírus na Europa é confirmado em França. O Reino Unido relata o seu primeiro caso a 31 de Janeiro.
-----------------------
Fevereiro de 2020
A doença é denominada
A OMS designa a doença causada pelo coronavírus "covid-19" ou" doença coronavírus 2019", após o ano em que foram notificados os primeiros casos.
15 de Fevereiro
Primeira morte registada fora da Ásia
Em França, um turista chinês morre de covid-19 em Paris.
20 de Fevereiro
O Médio Oriente começa a sofrer as consequências
O Irão regista as suas primeiras mortes por covid-19 e impõe medidas de emergência na província afectada. Estas são as primeiras mortes relatadas no Médio Oriente.
21 de Fevereiro
Começam os lockdowns da Europa
A Itália regista a sua primeira morte por coronavírus e 50.000 pessoas de 10 cidades do norte do país entram em isolamento.
29 de Fevereiro
Os EUA registam a sua primeira morte
É relatada a primeira morte nos EUA. São detectados 22 casos no país.
-------------------
Março de 2020
5 de Março
A primeira morte do coronavírus do Reino Unido
O Reino Unido regista a sua primeira morte, uma mulher na casa dos 70 anos. 115 casos foram agora confirmados no Reino Unido.
9 de Março
O início dos lockdowns no RU.
A Itália torna-se o primeiro país europeu a impor um bloqueio a nível nacional. Os eventos desportivos são adiados, as escolas e universidades fecham e mais de 60 milhões de pessoas são obrigadas a ficar em casa.
11 de Março
A OMS declara a covid-19 uma pandemia
Tedros Ghebreyesus, director-geral da OMS, diz: "A OMS tem estado a avaliar este surto 24 horas por dia e estamos profundamente preocupados tanto com os níveis alarmantes de propagação como com a severidade. Por conseguinte, fizemos a avaliação de que a covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia".
13 de Março
EUA declaram o estado de emergência
O Presidente Trump declara uma emergência nacional nos EUA.
17 de Março
Uma vacina potencial oferece esperança.
A Europa fecha as suas fronteiras. Começa o primeiro ensaio mundial de uma vacina covid-19 em humanos, uma vacina mRNA desenvolvida pela empresa americana de biotecnologia Moderna.
23 de Março
O Reino Unido entra no seu primeiro lockdown
Seguindo outras nações europeias, o Reino Unido entra num bloqueio a nível nacional. Pouco depois, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson testa positivo para o coronavírus.
-----------------
Abril de 2020
3 de Abril
Um milhão de casos
Os casos globais atingem um milhão, uma vez que os EUA registam as mortes mais diárias da covid-19 de qualquer país até agora. A cidade de Nova Iorque é particularmente atingida, com os hospitais da cidade na sua capacidade
8 de Abril
A China começa a voltar ao normal
O bloqueio é levantado em Wuhan, China, onde foram detectados os primeiros casos de coronavírus.
-----------------
Maio de 2020
4 de Maio
A Europa começa a abrandar
Após quase dois meses, a Itália começa a aliviar as suas restrições em matéria de coronavírus. À medida que as taxas de infecção diminuem, as medidas começam a relaxar também noutras partes da Europa.
22 de Maio
A situação nas Américas agrava-se
Na América Latina, e especialmente no Brasil, os casos continuam a crescer. No final do mês, as infecções diárias na região ultrapassam as registadas tanto na Europa como nos EUA, uma vez que são registados mais de 2 milhões de casos.
28 de Maio
As mortes nos EUA atingem 100.000
As mortes de Covid-19 nos EUA passam de 100.000, fazendo da América o país com o maior número de mortes de coronavírus registadas até agora.
------------------
Junho de 2020
25 de Junho
Os casos recomeçam a surgir
A OMS adverte que os casos começam a aumentar novamente na Europa, como resultado da flexibilização das restrições em muitos países.
----------------
Julho de 2020
24 de Julho
As máscaras tornam-se obrigatórias em Inglaterra
Com a OMS a reconhecer provas de que o coronavírus pode propagar-se dentro de casa através de partículas do ar, torna-se obrigatório o uso de máscaras nas lojas em Inglaterra, alinhando-o com a Escócia e outras nações europeias, incluindo Itália e Alemanha.
--------------------
Agosto de 2020
11 de Agosto
A Rússia aprova a vacina Sputnik V
A Rússia anuncia a aprovação da sua vacina Sputnik V covid-19 antes de ter sido submetida a ensaios em humanos em larga escala, causando preocupação entre os investigadores internacionais.
---------------------
Setembro de 2020
29 de Setembro
As mortes atingem um milhão
O mundo atinge um marco trágico: 1 milhão de mortes causadas pela covid-19.
---------------------
Outubro de 2020
21 de Outubro
Retorno de lockdowns
A Irlanda torna-se o primeiro país europeu a impor um segundo bloqueio a nível nacional. A Inglaterra segue-se duas semanas mais tarde.
----------------------
Novembro de 2020
9 de Novembro
Os ensaios de vacinas revelam-se bem sucedidos
A Pfizer e a BioNTech anunciam que os resultados dos ensaios da fase III mostram que a sua vacina contra o mRNA é mais de 90% eficaz na prevenção da covid-19 sintomática.
16 de Novembro
A vacina contra o mRNA da Moderna demonstrou ser eficaz.
23 de Novembro
A Universidade de Oxford e a vacina baseada em vectores virais da AstraZeneca também se diz ter saído bem nos ensaios.
----------------------
Dezembro de 2020
2 de Dezembro
Vacinas recebem as suas primeiras aprovações
O governo britânico torna-se o primeiro no mundo a autorizar a vacina Pfizer/BioNTech.
8 de Dezembro
Começa a vacinação em massa
O programa de vacinação em massa do Reino Unido começa quando mais de 50 hospitais no Reino Unido começam a administrar a vacina Pfizer/BioNTech a pessoas com mais de 80 anos de idade.
14 de Dezembro
Novas variantes
Uma nova variante do coronavírus, possivelmente associada a uma propagação mais rápida, é identificada no condado de Kent, no Reino Unido.
31 de Dezembro
Partes de África podem ter de esperar anos
Um relatório da OMS sugere que grandes partes de África podem não receber vacinas covid-19 durante vários anos.
-------------------
Janeiro de 2021
6 de Janeiro
Casos no Reino Unido
Os hospitais britânicos correm o risco de serem esmagados por casos crescentes, com provas que sugerem que isto se deve em parte à variante detectada pela primeira vez em Kent, que se espalha mais rapidamente.
15 de Janeiro
2 milhões de mortes
2 milhões de pessoas terão morrido de covid-19 desde que a pandemia começou.
26 de Janeiro
As mortes no Reino Unido atingem 100.000
O Reino Unido junta-se à América, Índia, Brasil e México para alcançar mais de 100.000 mortes da covid-19. É o primeiro país europeu a fazê-lo.
29 de Janeiro
As vacinas sobem (de forma desigual)
Mais de 7 milhões de doses de vacinas foram administradas no Reino Unido, em comparação com apenas 25 doses no estado da África Ocidental da Guiné.
----------------------
Fevereiro de 2021
16 de Fevereiro
Vacinação mundial
Mais de 216 milhões de pessoas receberam agora a sua primeira dose em todo o mundo.
-----------------
Março de 2021
1 de Março
Ficar à frente do vírus
6 pessoas no Reino Unido testam positivo para a variante do coronavírus P.1 detectado pela primeira vez no Brasil. Cinco dessas seis pessoas tinham regressado ou tinham tido contacto próximo com pessoas que regressavam do Brasil. Uma das várias variantes, juntamente com o B.1.1.7 e o B.1.351 que podem ser mais transmissíveis, os criadores de vacinas já estão a modificar as vacinas existentes para se manterem à frente do vírus.
fonte: www.newscientist.com
No comments:
Post a Comment