Fundada em 1451 por Nicholas V, a Biblioteca do Vaticano contém documentos culturais fundamentais de toda a humanidade; cartas das mais importantes figuras históricas; desenhos e notas de artistas e cientistas como Michelangelo e Galileu; tratados de todas as épocas, em todos os campos de aprendizagem, de todas as partes do mundo.
Mais de 180.000 manuscritos, cerca de 1,6 milhões de livros, e mais de 150.000 imagens estão alojados na Biblioteca do Vaticano. Em 2014, teve início um projecto para digitalizar a biblioteca.
A biblioteca oficial da Santa Sé está ainda a passar por uma modernização maciça: foram contratados especialistas para digitalizar e carregar milhares de livros, imagens e guiões e colocá-los numa base de dados online disponível a todos.
A Digita Vaticana Onlus foi fundada há seis anos, em 2013, para digitalizar cerca de 80.000 manuscritos antigos. O processo, tal como explicado pela Digita Vaticana, é bastante simples. Os manuscritos são seleccionados e digitalizados utilizando hardware especialmente concebido que permite aos peritos preservar a integridade dos documentos originais e antigos. O projecto contou com o financiamento de 2013 até Fevereiro de 2019. Até ao momento, de acordo com o website da Digita Vaticana Onlus, foram digitalizados 17.436 manuscritos.
Pode fazer uma visita virtual aos documentos que já foram digitalizados e carregados aqui.
No comments:
Post a Comment