December 09, 2020

O SE da educação anunciou a Boa Nova: aí vem mais uma reforma merdosa

 


... para que o senhor inscreva o seu nome na História dos autores de reformas merdosas na educação em Portugal que são legião.

Por uma vez estou de acordo com este indivíduo (e não gosto do Crato que era o exagero no sentido oposto deste SE) porque este SE (o ministro não é tido nem achado nisto) tem feito regredir a educação em todos os níveis:

"(...) o secretário de Estado da Educação, João Costa, abriu o período de caça aos suspeitos do costume: os seus antecessores no Governo. A remissão do pecado para Nuno Crato, que está fora de jogo há mais de uma legislatura, não é apenas ridícula: é contraproducente e perigosa. Porque tenta encontrar uma resposta a um problema grave e complexo como o da avaliação dos nossos alunos através da menção de um simples bode expiatório.

Se só o mais puro primarismo argumentativo nos pode levar a acusar o actual ministério pela queda de 16 pontos nos conhecimentos de Matemática no 4.º ano, da mesma forma não se pode eximir por completo os anteriores Governos do que hoje se está a passar. Na prática, os programas duram há anos e na educação as reformas geram sempre efeitos de longo prazo. Mas entre aquilo que permanece incólume do mandato de Nuno Crato e que a actual equipa alterou há questões a discutir. Acabar os exames do 4.º ano, optar pelo discurso das “aprendizagens” em vez de insistir na velha Matemática da tabuada e das contas de cor são, como recorda Nuno Crato, responsabilidades do actual Governo. De resto, Nuno Crato não pode ser o eterno fantasma dos problemas da Matemática.

Manuel Carvalho, Público

 

No comments:

Post a Comment