November 09, 2020

Faz hoje 31 anos que caiu o muro de Berlim

 


O acontecimento aparece num dos livros pintados por Paul Béliveau, aí no cabeçalho do blog. Também lá aparecem Jesse Owens, Erich Maria Remarch (um autor que me marcou muito), um livro sobre a noite (o outro lado do cosmos por onde o século XX andou perdido) e outro sobre a liberdade - o livro de Lincoln acerca do poder do povo e outro ainda sobre sermos errância na nossa busca de sentido -todos eles ligados ao mesmo tema da esperança que alguns humanos e alguns acontecimentos infundem nos destinos da história e, portanto, de todos nós: a queda do muro foi um desse acontecimentos de esperança. Depois vê-se lá alguns grande focos de luz que usamos para alumiar os nossos caminhos:  o Van Gogh e o Vermeer. Ainda há muitos muros mas ontem, por exemplo, derrubou-se um deles, dos grandes. É um sinal de esperança. A esperança é um grande motor de vida ❤️


📷Reuters / David Brauchli



4 comments:

  1. Lembro-me bem deste dia. E lembro-me bem quando estive em Berlim e já não havia o check-point Charlie....
    Da última vez que estive em Munique-cidade que adoro - fui a uma livraria e comprei o livro do Remarque em Alemão. Mas ainda não o li...😊

    ReplyDelete
  2. Tenho o livro e li-o na juventude. em português. Mas eu quando estive em Berlim ainda lá estava um resto do check-point Charlie... serve para as pessoas tirarem fotografias. Mas ainda há bastantes partes do muro no sítio bem como as marcas no chão. E há sítios que foram deixados como eram para se ver a diferença entre as duas Alemanhas. É uma cidade com atmosfera. De Munique só conheço o aeroporto. Só conheço o sul da Alemanha e depois Berlim.

    ReplyDelete
  3. Eu tenho e li em Português. Só que deu-me pra comprar em Alemão também. Nessa altura, dominava muito bem a língua. Mas o Alemão, quando se deixa de falar, esquece-se...

    ReplyDelete