November 10, 2020

Alguém está fechado em casa a dar baixa na garrafeira

 


Filinto Lima, director

"Estamos todos a iniciar a jornada de um novo ano letivo, com passos seguros, conscientes de que, embora inexistindo "risco zero", há claramente o desiderato de tudo fazer para que o ensino seja o mais possível, e sempre que possível, presencial, no garante máximo da igualdade de oportunidades e da equidade, de modo a que a Educação seja efetivamente o "elevador social" almejado por todos".

No arranque do ano letivo, publiquei artigo do qual retirei o excerto anterior, que exalta o trabalho de excelência empreendido pelas comunidades educativas, e muito particularmente pelas lideranças.

Naquela altura, algumas vozes favoráveis à implementação do ensino não presencial defenderam a permanência do teletrabalho, diagnosticando a probabilidade de, num curto espaço de tempo, a escola regressar às casas, quer dos professores, quer dos alunos.

Até ao momento, e graças à resiliência dos diretores, docentes e pessoal não docente, as instituições educativas evidenciam trabalho positivo, dado que o ensino desenvolve-se no espaço normal, e continuará a suceder, conforme decisão recente da tutela.

No comments:

Post a Comment