October 09, 2020

Ver tudo a preto e branco

 


Joacine não percebe que pôs a questão ao contrário: ela é que é deputada da Nação, ela é que devia representar-nos a todos. Porque uma pessoa não está na AR para representar apenas os negros ou as mulheres ou os vegetarianos ou o que seja. Tendo entrado lá tinha que elevar-se à altura do cargo e aproveitar a ocasião para melhorar um pouco, na medida das suas possibilidades, a sociedade em que vivemos. Mas não, porque ela vê o mundo a preto e branco e não consegue sair dali. Até podia dedicar-se à luta contra o racismo mas isso não se faz posicionando-se no mundo apenas enquanto mulher negra: olhem para mim, seus racistas e vejam que sou uma mulher negra vossa vítima - esta é a única posição constante dela. E como se apresenta desta maneira, mesmo que queiramos ver para além dessa condição, ela não deixa. Não se apresenta nunca como um ser humano com preocupações humanas e parte do princípio que é a única pessoa vítimas de estereótipos e que todos devíamos parar o que estamos a fazer para lhe escrever cartas de apoio. Um deputado que tenha uma iniciativa que melhore a perspectiva de empregabilidade dos afro-portugueses faz mais contra o racismo que 1000 textos dela a chamar racistas às mulheres que ela vê como brancas. Ela está presa à sua condição de mulher negra e quer que todos fiquemos presos como ela.


Joacine: "O feminismo branco é intrinsecamente elitista e racista"


Ex-deputada do Livre não se sente representada pelas feministas brancas, uma ideia que partilhou recentemente no Twitter e que foi muito criticada. Hoje, uns dias depois, lançou um site, na sequência da polémica ou não, certo é que promete usar esta plataforma para inaugurar uma nova forma de fazer política representativa”.


5 comments:

  1. Quando o Livre lhe retirou o apoio, o que ela deveria ter feito era sair! Essa sim, era uma atitude correta!

    ReplyDelete
  2. Quem votou nela votou mais nela que no Livre e ela sabe disso...

    ReplyDelete
  3. O Livre cometeu um erro. Já se apercebeu disso, claro! Mas ela foi uma espertalhona. Vai ficar na Assembleia até ao fim do mandato e recebe umas massas valentes!

    ReplyDelete
  4. Eles não foram sérios. Escolheram-na demagogamente.

    ReplyDelete
  5. E ela aproveitou!
    Nenhum deles presta!

    ReplyDelete